Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2022

Vereador de Sertãozinho compara UPA a campo de concentração nazista

Cesinha, do PTB, disse que a Unidade de Pronto Atendimento está pior que campo de concentração nazista do Hitler. Vereadores discutiam administração da unidade.

Vereador Cesinha, PTB, durante sessão. Imagem: Print Youtube.

Os representantes do Instituto Innovare, Paulo Saquy e Geraldo Rosário estiveram presentes na Câmara Municipal de Sertãozinho hoje, dia 02 de maio, com a responsabilidade de responder uma série de questionamentos sobre a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No entanto, o que mais chamou a atenção e revolta durante a sessão, foi uma fala do vereador Cesinha (PTB).

Em seu discurso, o vereador petebista disse que a UPA de Sertãozinho está pior que os campos de concentração da Alemanha nazista (Veja vídeo compleo da sessão aqui. A frase ocorre em 1h30min). A comparação por si só é descabida e apenas mostra o quanto o vereador não tem o menor zelo pela história da humanidade, muito embora, ele não tenha feito apologia ao nazismo. É certo que a situação da UPA é precária e que os pacientes são constantemente desrespeitados em seu acesso à saúde pública, mas a comparação é absurda.

O genocídio cometido sob o governo nazista não pode ser usado em qualquer comparação, pois, além de demonstrar o maior desrespeito com os familiares das vítimas, é extremamente perigoso, uma vez que banaliza os verdadeiros fatos ocorridos na época.

Hoje, passamos por um revisionismo histórico, em que se nega a tortura na ditadura militar (nega-se até mesmo que houve uma ditadura), nega-se o extermino das populações indígenas. Não podemos aceitar isso! Em princípio, parece ser uma frase simples e despretensiosa, mas não podemos aceitar a banalização dos campos de concentração como foi feito de forma lamentável pelo vereador nessa sessão.

Esperamos que o vereador cumpra seu papel de fiscalizar o executivo, as unidades de saúde, os contratos e as empresas que realizam o atendimento, mas é preciso muito cuidado e respeito ao tratar do que foi tragédia dos campos de concentração.

Gabriel Cintra

3 comentários:

Anônimo disse...

Um verdadeiro absurdo fazer esse tipo de comparação!

Ana Júlia Rocha disse...

Comparação desnecessária, os municipes de Sertãozinho merecem vereadores mais respeitosos!

Anônimo disse...

Quando vcs acham um que diz oque pensa, e oque vem acontecendo na UPA ( exceto claro as execuções em massa) ficam todos aí de mínimo.

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.