Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dilma na ONU e a miséria do PSDB



Ao final deste artigo eu compartilho o vídeo das Nações Unidas com o discurso da Presidente Dilma Roussef na Assembleia da ONU.

Foi mais um grande momento de Dilma como Chefe de Estado. Aliás, não há uma pessoa honesta que não valorize a postura de Dilma nos últimos tempos. Respondam, quem nesses últimos tempos foi mais pressionado, xingado e injustiçado do que Dilma?

Vejo alguns políticos, homens da nossa sociedade machista, perderem as estribeiras por muito menos. Dilma, não. Peguem suas declarações desde aquela nojenta reação coxinha no estádio da Copa do Mundo. Você já viu Dilma se referir a alguém de maneira inadequada?

Todos os seus pronunciamentos têm sido perfeitos, como requer a um Estadista.

Assim foi na ONU.

Dilma valorizou o papel da ONU na defesa dos direitos humanos, defendeu a busca de soluções pacíficas para conflitos regionais ao mesmo tempo em que repudiou o terrorismo, defendeu as políticas ambientais e anunciou medidas ambientais ousadas para os próximos 15 anos, defendeu o combate à pobreza, os programas de transferência de renda, as políticas para as mulheres, negros e minorias, apontou a necessidade de reforma no conselho de Segurança da ONU e defendeu o Estado Palestino contra a expansão dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados.

Foi ainda mais aplaudida quando defendeu a livre circulação de pessoas e condenou o tratamento dado aos refugiados sírios na Europa, colocando o Brasil de braços abertos para receber sírios, haitianos e todos aqueles que queiram adotar o Brasil como pátria. Lembrou que o Brasil, no passado, fez o mesmo gesto para imigrantes europeus.

Foi um discurso imponente de uma estadista.

E o PSDB?

Bom, ontem foi ao ar a sua propaganda na TV. Que lástima. A baba verde do ódio e do despeito jorrou na sala de quem cometeu o masoquismo de ver aquela peça. Golpismo do mais baixo nível. Defender o impeachment de uma Presidente contra a qual não há nada que a desabone pelo simples fato de que perderam para o PT quatro eleições seguidas.

E o Serra? Só pensa em entregar o pré-sal. E o Aécio? Nada. E o FHC? Só recalque.

Pergunto novamente ao leitor: você sabe o que pensa o PSDB sobre nos assuntos tratados por Dilma em seu discurso?

Eu tenho algumas pistas. O PSDB é contra o Mercosul, é contra a Unasul, é contra a pretensão do Brasil em fazer parte do CS da ONU, é contra os programas de transferência de renda, aos quais chamam de "bolsa esmola". Desconfio que o PSDB é pró Israel na questão com a Palestina, mas só desconfio. É do PSDB alguns projetos de retrocesso social como o a Lei da Mordaça contra professores e na linha do Estatuto da Família.

A verdade é que o PSDB é uma miséria intelectual e política. Seu caminho é a extrema direita mais obtusa. O PSDB só sobrevive porque tem na mídia sua parceira maior (caso deste senhor acima que veste de vez em quando o fardão da academia para desespero de Machado de Assis).

Outro ponto recente de apoio tucano são os segmentos do judiciário, do MP e da PF, sublevados contra o governo  petista. Nesse ponto, Dilma tem toda razão em fazer uma crítica velada ao tucano togado que profere impropérios jurídicos e políticos sentado na cadeira do STF que o FHC deu para ele.

Momentos de crise política com histeria falsa anti-corrupção já ocorreram antes e têm tempo curto. É a única opção da direita udenista-tucanista, porque a comparação administrativa é impossível. Quando essa histeria passar, e vai passar, sobrará a comparação de quem governa melhor e aí, bom, aí nós já sabemos: já são 4 vitórias seguidas.

Basta o governo Dilma ser tão hábil internamente quanto é na tribuna da ONU.

Ricardo Jimenez

http://webtv.un.org/watch/brazil-general-debate-70th-session/4515342507001

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...