Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Marta e Marina: representantes da velha política

Marta Suplicy se filiou esta semana ao PMDB lançando um discurso em favor da ética e contra a corrupção, alguns meses após sair do PT atirando contra tudo e contra todos. Seu movimento é semelhante ao de outros políticos em véspera de eleições entres os quais podemos destacar o movimento realizado pela Marina Silva em 2013.

Marina Silva foi eleita senadora pelo PT por duas vezes (em 1994 e 2002). No entanto, quase não exerceu esse segundo mandato, pois foi nomeada Ministra do Meio Ambiente pelo governo Lula, cargo que ocupou até 2008 quando saiu bastante insatisfeita pelas suas derrotas no MMA e pelos rumos do desenvolvimento do país. Na época já anunciava que não pretendia se candidatar novamente senadora. Ao mesmo tempo surgiam rumores de sua candidatura à presidência em 2010. Não demorou muito para que ela se filiasse ao PV e se lançasse à presidência: uma candidatura nova que trouxe uma terceira via para aqueles que estavam insatisfeitos com o governo petista, mas não queriam de volta o neoliberalismo do PSDB. Naquela eleição, Marina acabou em terceiro lugar com quase 20 milhões de votos, o que deu a ela bastante força política nos anos que se seguiram e a motivou a fazer campanha já para 2014. Insatisfeita com o PV se lançou numa jornada para a criação de sua REDE que não obteve sucesso até a data de filiação (um ano antes das eleições) e, num movimento completamente inesperado decidido em uma madrugada, filia-se ao PSB do então pré-candidato Eduardo Campos. Sua filiação ao PSB foi bastante oportunista ao seu desejo de se candidatar à presidência que pelo acaso do destino (após a trágica morte de Eduardo Campos) acabou acontecendo. No entanto, sua prática sempre esteve distante de seu discurso: Marina pregou uma nova política se valendo da velha política. Marina agradou como uma novidade e como uma terceira via, mas tão breve seu discurso foi sendo desconstruído lançando holofotes para suas (velhas) práticas que caiu de primeiro para terceiro colocado na corrida presidencial e não bastasse ter perdido parte de sua credibilidade na campanha ainda apoiou o PSDB no segundo turno.

Marta Suplicy teve uma longa trajetória no PT: após ter sido deputada federal pelo partido, foi eleita prefeita da cidade de São Paulo em 2000 e encerrou seu mandato em 2004 com bons índices de aprovação (que, até hoje, conferem a ela credibilidade na cidade). Mesmo assim, perdeu a reeleição para o Serra naquele ano. Nas eleições seguintes (2006), desejava se candidatar ao governo do Estado de São Paulo, mas perdeu sua indicação para o então senador Aloísio Mercadante. Logo após, a reeleição de Lula foi nomeada para ser Ministra do Turismo, onde passou por aquele fatídico episódio na crise dos aeroportos (quem nunca disse, durante um atraso em um voo ‘relaxa e goza’?). Em 2008, candidatou-se novamente a prefeitura de São Paulo perdendo no 2º turno para o então prefeito Gilberto Kassab, após uma campanha marcada por acusações de nível questionável. Em 2010, após perder para Dilma a preferência do Lula para a candidatura à presidência, Marta foi eleita para o senado. Em 2012, perdeu a indicação para concorrer novamente à prefeitura de São Paulo para o Ministro da Educação Fernando Haddad, o preferido de Lula. Em 2014, perdeu a indicação para concorrer ao governo do Estado de São Paulo para o então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também preferido de Lula. Certo de que nas próximas eleições municipais não teria espaço para concorrer pelo PT, haja vista o mandato do atual prefeito Fernando Haddad, Marta imbuída do desejo de concorrer, tratou logo de caçar seu rumo e iniciou imediatamente sua campanha. Primeiramente saiu do PT demonstrando seu descontentamento de longos anos com o PT e com Lula, atirou contra a corrupção que tomou o partido, segundo ela, mas agora, filiou-se ao PMDB de Cunha, Renam e Sarney proferindo elogios e discursando contra a corrupção (que ironia!).

Marta, em 2015, assim como Marina, em 2013, faz política, a velha política, mas com um atributo a mais: rancor. E por fazerem da política, a velha política com rancor, essa em que o discurso está distante da prática e que a coerência inexiste, perde a credibilidade que construiu ao longo dos anos. Diante da tragicomédia que vai se desenhando as eleições municipais paulistanas de 2016, Marta ainda irá sobreviver politicamente, mas esse discurso rancoroso e pouco coerente a fará cair no esquecimento tão breve quanto Marina.

Um comentário:

eduardo de paula barreto disse...

.
MARTA SUPLICY
.
A Dona Marta Suplicy
Não parece ter setenta
Graças ao Ivo Pitanguy
E à vida que ela ostenta
Come bem, faz exercícios
Namora porque é preciso
Manter o coração ativo
E para preservar a fortuna
Ela não perde as disputas
Por cargos eletivos.
.
Vestindo vermelha camiseta
Ela conseguiu se eleger
E transformou-se em Prefeita
Isso tudo graças ao PT
Mas o paulistano não aprovou
A sua gestão e ela ganhou
Para o seu nome um sufixo
E assim foi erguida a faixa
Escrito ‘Fora Martaxa’
Devido à taxa do lixo.
.
Agora ela quer tentar de novo
Ser a Prefeita de São Paulo
Porque acha que o povo
Tem mente de cavalo
E como o PT não a apoia
Nas suas políticas paranoias
Ela decidiu filiar-se ao PMDB
Para unir-se a Eduardo Cunha
Renan Calheiros e à turma
Que rouba sem ninguém ver.
.
Ela traiu as suas origens
Mostrando não mais merecer
Os votos das pessoas simples
Que achavam que ela poderia ser
Uma aristocrata com o ideal
De transformar a nossa Capital
Na mais aprazível cidade
Falhou e só lhe resta retornar
À antiga atividade e se tornar
Sexóloga da terceira idade.
.
Eduardo de Paula Barreto
29/09/2015


.

Casos de Dengue e Chikunguya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...