Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

CPMF, já! 19 governadores dizem sim. Luz no fim do túnel!

Na reunião de ontem a noite envolvendo a Presidente Dilma, Ministros e 19 governadores da base aliada ficou decretada a volta da CPMF para auxiliar na recomposição das receitas tanto do governo federal quanto dos outros entes federados. Fundamental para manter os serviços mais necessários ao povo.

Com a proposta do excelente Jaques Vagner de passar de 0,20% para 0,38% e, assim, poder dividir as receitas com Estados e Municípios, o pacote foi fechado.

Mais importante do que a volta da CPMF em si é a oportunidade que o caso oferece para se restabelecer de vez o diálogo e a reconstrução da base parlamentar, esfacelada desde a segunda metade do primeiro mandato de Dilma, e enfrentar o golpismo. E ainda de quebra promover um amplo debate nacional sobre justiça tributária, enfrentando a demagogia tucano-midiática.

A CPMF é boa e nunca deveria ter sido extinta. Quem a criou, o PSDB no período FHC, nunca a usou para custear a saúde, e quando Lula estava fazendo exatamente isso, ampliando o SUS, veio o conluio mídia-tucanato e com seu discurso mentiroso e hipócrita acabou com a tributo.

Porque a CPMF é boa? Porque é uma taxa que pega os mais ricos! E no Brasil, rico não paga imposto!

Além disso, a CPMF é um excelente instrumento de fiscalização anti-sonegação. E no Brasil os ricos sonegam 500 bilhões anuais!

Junto com a proposta da CPMF, há os bons projetos de repatriação de divisas que foram enviadas ao exterior como caixa dois (e que agora podem voltar pagando uma multa de 15%) e a cobrança de imposto de renda dos lucros e dividendos das empresas (acabando com o disparate de não cobrar imposto de renda dessa ENORME fonte de renda dos muito ricos).

O governo Dilma se movimentou e esta adesão dos governadores é um sinal importante de diálogo. Os apoios do governador Pezão e do líder do PMDB Leonardo Piaccini são ótimos sinais.

Dilma fez o que o "mercado" e os aliados (como Renan Calheiros) queriam: cortou 30 bilhões na própria carne e agora aponta saídas fiscais que de certa forma unem Estados e municípios, e também pode unir parte da população, caso o debate seja feito de forma inteligente e corajosa.

A semana começa com luz no fim do túnel nessa luta enorme de conseguir colocar o segundo mandato de Dilma de pé e respeitar a vontade expressa de 54 milhões de eleitores.

obs: A Globo encampa o discurso anti-CPMF. Junto com o PSDB, ela quer mais "cortes na própria carne", talvez cortar o bolsa família ou o Minha Casa Minha Vida? Nessas horas lembro do velho Brizola: "onde estiver a Globo, eu estarei do outro lado".

Ricardo Jimenez

2 comentários:

m@m disse...

Antes de qualquer proposta, a Dilma deve sair.
Ela não consegue conciliar interesses para o
País retomar seu rumo e começar a restabelecer
a credibilidade internacional.

O Calçadão disse...

Um Presidente só sai a partir de um processo conduzido pelo Senado a partir de um fato concreto que tipifique crime de responsabilidade. O resto é blábláblá de perdedor. Espere 2018. Quanto a "credibilidade", eu pergunto: credibilidade com quem? Até agora só a S&P, que é mais suja que pau de galinheiro, é que fez o trabalhinho casado com os golpistas. Deixe a Dilma trabalhar e espere que o Cara tá vindo pra 2018.

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores