Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Milhares de famílias são atingidas pelo descaso do poder público

Imagens: Paulo Honório

Vivemos numa sociedade onde a administração pública é medíocre e os políticos em exercício são alienados pelo gozo do poder (inclusive os nossos).

Enquanto houver crianças brincando no esgoto a céu aberto, não haverá felicidade!

Estas fotos foram tiradas na zona norte da cidade que hoje sofre com a enchente anunciada. A "Cidade Locomotiva" fica em frente da Fundação Sinhá Junqueira, no coração da cidade onde se planta cana e soja para engordar os cofres dos usineiros.  

Esta área já foi oferecida pela SPU Secretaria de Patrimônio da União para implantação de projeto de moradia de interesse social, tudo com verbas do "finado" programa Minha Casa Minha Vida. Houve várias reuniões com a prefeitura para viabilizar um projeto, mas a incapacidade da administração de compreender e aproveitar as oportunidades é lamentável.

Em recente decisão, aqui mesmo em Ribeirão Preto na Zona Norte, o Juiz Armenio Gomes Duarte Neto se refere ao Estado como omisso em suas funções: 
"... o Estado (em sentido amplo) se revelou inerte em duas questões:
a) na realização de políticas públicas efetivas de construção de moradias dignas para a população;
b) no que diz respeito à exigência plena das finalidades sociais das propriedades privadas".

Ocupada por famílias que tentam sobreviver e se organizam para lutar por direitos, lembro-me de uma frase de Etienne de La Boétie:

"Digno de espanto, se bem que vulgaríssimo, e tão doloroso quanto impressionante, é ver milhões de homens a servir, miseravelmente curvados ao peso do jugo, esmagados não por uma força muito grande, mas aparentemente dominados e encantados apenas pelo nome de um só homem cujo poder não deveria assustá-los, visto que é um só, e cujas qualidades não deveriam prezar porque os trata desumana e cruelmente."

Nas propostas do atual governo eleito não havia nenhuma nada relativo a habitação de interesse social. 
Paulo Honório - editor do Blog O Calçadão


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...