Páginas

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Quem será o anti-Nogueira que irá disputar o segundo turno com o atual Prefeito?

Palácio Rio Branco - Ribeirão Preto

A chegada de 2020 intensifica as movimentações para as eleições municipais desse ano. Pré-candidatos a vereador já buscam aparecer nas mídias sociais e a organizar a pré-campanha, de acordo com as regras eleitorais. 

O mesmo acontece com os possíveis candidatos a Prefeito. 

O Prefeito Nogueira, candidato à reeleição e representante da direita neoliberal (privatista e de redução do Estado), busca consolidar sua força neutralizando possíveis outras candidaturas do campo da direita e da extrema direita. Semana passada anunciou o apoio dos partidos Novo e Avante. Nogueira tem no programa de mobilidade urbana e no velho, e ainda eficaz, discurso do "foi culpa da Dárcy" dois de seus maiores trunfos. 

A extrema direita vai ficando refém do PSL, que até agora não apresentou um nome de peso mas permanece uma incógnita, baseando-se no ainda forte discurso antissistema. 

O centro tem se movimentado bastante e é, na opinião desse Blog, hoje, o campo político com mais potencial a ir a um segundo turno com Nogueira. Pois haverá segundo turno.

O centro tenta construir um programa que busque ao mesmo tempo confrontar o projeto atual do Prefeito sem perder os vínculos com um eleitorado conservador e pragmático de Ribeirão Preto. 

Três figuras políticas surgem para encampar o anti-Nogueira, aquele que vai polarizar com o Prefeito e avançar ao segundo turno: Ricardo Silva (PSB), João Gandini (PSD) e Carlos Cezar Barbosa (vice-Prefeito e no Cidadania). 

Ricardo Silva é o nome mais forte dos três até o momento e procura se fortalecer ainda mais através do apoio do PSB estadual, liderado por Márcio França, e da construção de uma aliança provável com o PDT de Lincoln Fernandes e na tentativa de atrair para o projeto o ex-Juiz Gandini (PSD), que também busca se movimentar com um diálogo mais próximo com o vice-Prefeito, que rompeu com o Prefeito desde 2018. 

O fiel da balança entre o projeto de reeleição de Nogueira e o projeto do centro será o MDB. 


Se depender de uma conversa nacional, com Baleia Rossi, Nogueira tende a sair na frente e trazer o MDB para o seu arco de alianças. Se prevalecer uma decisão local, pode ser que o MDB apareça junto com o centro, tendo o nome do atual vereador Alessandro Maraca se fortalecido internamente como alternativa para uma vice ou até para um caminho próprio à Prefeitura. 

Já a esquerda busca também se construir como o anti-Nogueira, mas com dificuldades. 

Haverá duas candidaturas nesse campo, uma do PT e outra do PSOL, com os demais partidos PCdoB, PCB, PCO e Unidade Popular sendo sondados na tentativa de articulação para completar as chapas.

Caberá ao campo de esquerda o desafio de ampliar o alcance do seu discurso para fora da bolha da própria esquerda, ao mesmo tempo em que procura enfrentar Nogueira, Bolsonaro, Moro e Guedes tudo no mesmo pacote em uma cidade que ainda respira um ar reacionário. 

Há conversas, ainda tímidas, sobre a natureza das chapas: construir uma alternativa "puro sangue", totalmente de esquerda, ou abrir a possibilidade na chapa para alguém que possa apontar um diálogo com um conjunto da população hoje reticente a votar na esquerda?

Todas essas movimentações tendem a esquentar mais conforme se desenrola o calendário eleitoral.

A conferir.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...