Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2021

Copa América trouxe nova variante do Covid-19 ao Brasil

Foto: Cristiano Antonucci/ Secom MT


O Instituto Adolfo Lutz confirmou no último dia 10 casos de Variante de Interesse que surgiu na Colômbia durante a Copa America


De acordo com o Instituto, dois casos da variante que surgiu na Colômbia e detectada, posteriormente,  no Equador, nos EUA, no Caribe e em alguns países da Europa, ainda não havia sido encontrada no Brasil. Entretanto, foram encontradas em amostras provenientes de Cuiabá/MT, coletadas em pessoas da equipe da Copa America. 

Além desses casos, foram sequenciadas outras dez amostras, todas contendo a Variante de Atenção Gamma (P.1). Os vírus sequenciados são da linhagem B.1.621 e possuem, entre outras, mutações nas posições 484 e 501 do gene que codifica a proteína Spike, que podem estar associadas a um maior potencial de transmissão e, por este motivo, é considerada, pela OMS, uma Variante de Interesse.

Os pacientes detectados são do sexo masculino, têm 37 e 47 anos e são equatorianos e  colombianos, respectivamente. A investigação epidemiológica dos casos está em andamento no estado de origem das amostras.

Colômbia e Equador se enfrentaram pela Copa América no dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá/MT, com vitória colombiana por 1 X 0

Copa América foi rejeitada por Colômbia e Argentina antes de vir ao Brasil

A Colômbia desistiu  de sediar a Copa América devido a onda de protestos que acontecem no país desde 28 de abril contra o governo direitista de Ivan Duque para se posicionar contra a Reforma Tributária. O Estado colombiano já assassinou mais de 40 civis desde o início das manifestações.

Com a desistência, a sede foi transferida para a Argentina. O país também desistiu de sediar o evento devido ao aumento de casos de covid-19 e por temer que novas variantes pudessem entrar durante o torneio. O Brasil, então, aceitou realizar a competição futebolística. 

Fonte: Instituto Adolfo Lutz.

Edição: Filipe Augusto Peres 

Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.