Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Discussão sobre cobrança de mensalidade em universidades públicas é adiada por 1 ano



Adiamento se deu após partidos de oposição pressionarem o governo contra a PEC 206/2019

Nesta terça-feira (31), parlamentares da oposição e do governo chegaram a um acordo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para adiar até o próximo ano a discussão sobre a PEC 206/2019. A PEC é uma proposta do deputado General Peternelli (União-SP), que institui a cobrança de mensalidades nas universidades públicas para alunos com capacidade financeira de arcar com o custo. Os debates serão retomados apenas na próxima legislatura.

A implementação das mensalidades nas universidades públicas foi um tema de forte resistência entre os partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Para o deputado, Alencar Santana Braga (PT-SP), o adiamento

 “É uma decisão muito importante para a educação pública, para nossa juventude, para todos os estudantes que já estiveram aqui na semana passada protestando contra esse ataque que nós teríamos à educação brasileira. É uma política excludente, dificultando, impedindo que jovens sonhadores que buscam conhecimento (…) pudessem acessar o ensino superior”.

Fonte: Congresso em Foco

Edição: Filipe Augusto Peres 

Nenhum comentário:

Ordem do Dia: Câmara vota doação de recursos a fundos municipais, trabalho para mulheres com mais de 45 anos e homenagem

  Propostas abordam geração de empregos para mulheres, captação de recursos para fundos sociais e concessão de título honorário.