Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Frente Parlamentar quer construir Mapa Social para Rede de Proteção às Mulheres Vitimizadas

 

Vereadora Judeti Zilli, do Coletivo Popular PT

No último dia 13 de junho aconteceu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto a reunião pública da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres. A reunião teve como tema a questão: Como garantir direitos e construir efetiva rede de proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência na cidade de Ribeirão Preto.

Com as presenças das vereadoras Judeti Zilli e Duda Hidalgo, além de representantes e covereadores/covereadoras dos demais mandatos de esquerda, a reunião ainda contou com as presenças de representantes da OAB, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher, com a Casa da Mulher, do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e do NAEM (Núcleo de Atendimento Especial da Mulher).

A grande preocupação que surgiu dos debates foi a necessidade de se regulamentar e se estruturar a Lei Maria da Penha, transformando os direitos que ali são garantidos em políticas públicas efetivas na defesa das mulheres e criando uma verdadeira Rede de Proteção e Atendimento envolvendo os poderes legislativo, executivo, judiciário e os movimentos sociais.

Segundo a vereadora Judeti Zilli, "há um gargalo no Judiciário com relação à proteção e atendimento das mulheres. Violências continuam a serem cometidas mesmo após as medidas protetivas".

Diante desse cenário, a representante do NAEM disse ser necessária uma grande articulação para a construção da Rede de Proteção e Atendimento, sendo fundamental aprofundar programas de informação e conscientização das mulheres com relação aos seus direitos e com relação à possibilidade de reconhecimento da violência sofrida. "A Justiça não pode revitimizar a mulher que procura ajuda", disse.

Ficou entendido na reunião que para a implementação efetiva da Lei Maria da Penha e a transformação de seus preceitos em políticas públicas é necessário um esforço conjunto, além de se fazer um mapeamento completo das regiões e bairros da cidade. 

A construção de um mapa social da rede de proteção e atendimento às mulheres vitimizadas é um dos objetivos principais da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Ribeirão Preto.


Ricardo Jimenez - editor de O Calçadão


VEJA REUNIÃO NA ÍNTEGRA https://www.youtube.com/watch?v=XQmVQSyc54A

Nenhum comentário:

Pânico em RS

  A boiada boia Imagem gerada por IA a descoberta