Vereadora Judeti Zilli, do Coletivo Popular PT |
No último dia 13 de junho aconteceu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto a reunião pública da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Mulheres. A reunião teve como tema a questão: Como garantir direitos e construir efetiva rede de proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade e violência na cidade de Ribeirão Preto.
Com as presenças das vereadoras Judeti Zilli e Duda Hidalgo, além de representantes e covereadores/covereadoras dos demais mandatos de esquerda, a reunião ainda contou com as presenças de representantes da OAB, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher, com a Casa da Mulher, do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e do NAEM (Núcleo de Atendimento Especial da Mulher).
A grande preocupação que surgiu dos debates foi a necessidade de se regulamentar e se estruturar a Lei Maria da Penha, transformando os direitos que ali são garantidos em políticas públicas efetivas na defesa das mulheres e criando uma verdadeira Rede de Proteção e Atendimento envolvendo os poderes legislativo, executivo, judiciário e os movimentos sociais.
Segundo a vereadora Judeti Zilli, "há um gargalo no Judiciário com relação à proteção e atendimento das mulheres. Violências continuam a serem cometidas mesmo após as medidas protetivas".
Diante desse cenário, a representante do NAEM disse ser necessária uma grande articulação para a construção da Rede de Proteção e Atendimento, sendo fundamental aprofundar programas de informação e conscientização das mulheres com relação aos seus direitos e com relação à possibilidade de reconhecimento da violência sofrida. "A Justiça não pode revitimizar a mulher que procura ajuda", disse.
Ficou entendido na reunião que para a implementação efetiva da Lei Maria da Penha e a transformação de seus preceitos em políticas públicas é necessário um esforço conjunto, além de se fazer um mapeamento completo das regiões e bairros da cidade.
A construção de um mapa social da rede de proteção e atendimento às mulheres vitimizadas é um dos objetivos principais da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres da Câmara de Ribeirão Preto.
Ricardo Jimenez - editor de O Calçadão
VEJA REUNIÃO NA ÍNTEGRA https://www.youtube.com/watch?v=XQmVQSyc54A
Nenhum comentário:
Postar um comentário