Começamos cobrindo o Encontro de Negros e Negras ocorrido no Palace.
Lá os diversos assuntos de importância nacional e municipal foram tratados. A política de cotas, a necessidade de políticas públicas sociais e culturais de inclusão da população periférica, principalmente a juventude negra, e a busca incessante por parte dos coletivos para conscientizar a população negra da importância da luta por direitos e maior participação política.
Fizemos uma belíssima entrevista com o pessoal do Grupo Sarau Preto, que através de sua poesia e da sua mobilização política envolve toda a comunidade nos debates sobre a questão da população negra em suas apresentações no Centro Cultural Quintino II.
Depois estivemos presente no ato "Fora Cunha", que reuniu mais de 300 pessoas na Esplanada do Pedro II, incluindo a Ong Casa da Mulher, UBM, movimentos estudantis na busca por garantia dos direitos das mulheres. Lá estavam as mulheres negras, combativas e conscientes de seu papel político.
Na semana passada, a convite da nossa amiga Marisa Honório, da UBM e da Casa da Mulher, fomos acompanhar na Casa da Cultura a apresentação de cultura Afro-Brasileira organizada pela competente e lutadora Rosana Silva, da Secretaria Municipal de Educação. O ato comemorava o sucesso da implementação da lei 10639 no município de Ribeirão Preto e também a criação, na última semana, do Conselho Municipal da Comunidade Negra, que vai se somar ao já criado Comitê Municipal de Saúde da População Negra. Tudo isso fruto das lutas dos coletivos negros da cidade.
Rosana Silva
Marisa Honório, Ádria Maria, Sílvia Diogo e Rosana Silva. Dia da criação do Conselho
E hoje em Brasília acontece a Marcha das Mulheres Negras, com a expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas. Ribeirão Preto, através do trabalho de mobilização de Ádria Maria Bezerra e suas companheiras contribuirá com 50 pessoas.
Adriana Dias Domingues
Nesse dia 20 de novembro estaremos juntos e os gigantes históricos do movimento negro estarão presentes: Zumbi, Abdias do Nascimento, Luis Gama, Amiri Bakara, Angela Davis, Nelson Mandela, Lélia Gonzales, Zózimo Bulbul, Elisa Lucinda, Maria Beatriz Nascimento, Carolina de Jesus e tantos outros negros e negras que conhecidos ou anônimos fazem de sua luta a sua causa.
Axé!
Ricardo Jimenez
Nenhum comentário:
Postar um comentário