Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Um Café da Manhã Abençoado: Encontro com o Padre Chico!

A primeira vez que encontrei o Padre Chico foi há mais ou menos 10 anos quando ele foi convidado para um encontro político do PCdoB de Ribeirão Preto, partido ao qual eu era filiado na época, falar sobre política e movimentos sociais. Ali tomei contato com esse belga que há 28 anos realiza seu sacerdócio no Brasil e que afirma não poder fazer poesia porque sua alma está exatamente no meio do caminho entre sua natureza belga e brasileira.

Fui rever o Padre Chico somente este ano, também num ato político no Cine Clube Cauim, agora como articulista de O Calçadão. Não perdi tempo. Me aproximei, me apresentei e propus uma entrevista, que foi aceita na hora.

O resultado você pode ler aqui:http://www.ocalcadao.blogspot.com.br/2015/07/francisco-vannerom-o-padre-chico.html

Um dos objetivos do blog O Calçadão é dar voz ao movimento popular, seja organizado ou não. Estamos colocando nossos esforços nisto, buscando, na medida do possível, cobrir todos os eventos importantes e tentando descobrir histórias e unir pessoas na causa social e política.

Mas uma das maiores dificuldades é a informação. Porque militar no movimento popular, atuar na periferia, conhecer as pessoas e as suas lutas não é tarefa simples e requer auxílio de pessoas iluminadas e dispostas, que fazem disso a sua vida. Padre Chico é uma delas.

Neste café da manhã na foto acima, estávamos entregando a ele o convite para ser um dos debatedores no ato de comemoração de 1 ano de O Calçadão que se realizará no próximo 4 de dezembro em Ribeirão Preto.



Foi um café da manhã abençoado, ao som de passarinhos no seu amplo quintal verdejante. Abençoado até para um agnóstico devoto de São Jorge como eu. Falamos sobre religião, política, poesia, culinária, nossas histórias pessoais e até sobre o que é "a verdade". Certamente o Padre Chico gostou de conhecer um maluco beleza de nome Filipe Peres. Até combinaram uma poesia específica para o Natal. Foi o primeiro de muitos encontros.

Temos dois lemas no blog. O primeiro faz parte da nossa logomarca, na foto de apresentação do blog: "Uma Cidade Para Todos". O outro lema será construído a partir da amizade consolidade com pessoas especiais como o Padre Chico, para um dia podermos dizer de verdade: "Onde tiver movimento popular, O Calçadão estará presente!".

Obrigado Francisco Vannerom!

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...