Páginas

domingo, 26 de novembro de 2017

Assentamento Mário Lago lança projeto da primeira escola totalmente sustentável do Brasil!

Fotos: Filipe Peres


Com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto e de grupos de arquitetos, educadores e demais apoiadores, o MST de Ribeirão Preto lançou neste sábado, 25/11/17, o pneu fundamental da primeira escola totalmente sustentável do Brasil.


O sonho de ter uma escola rural no assentamento Mário Lago, na antiga fazenda da Barra em Ribeirão Preto, existe desde que o MST ocupou a região há 10 anos, mas o projeto de uma escola totalmente sustentável surgiu a partir do contato com a obra do arquiteto Michael Reynolds.



Reinolds construirá uma escola pública totalmente autossustentável e feita com material reciclado na cidade de Jaureguiberry no Uruguai, mas a parceria em prol da escola no assentamento Mário Lago, incluindo o Poder Público municipal, buscará os recursos necessários para o projeto inovador em Ribeirão Preto.


"Hoje se inicia a concretização de um projeto de 10 anos, de termos uma escola rural no assentamento Mário Lago, e da possibilidade dessa escola ser a primeira escola totalmente sustentável do Brasil. Certamente com a ajuda de todos conseguiremos levantar os cerca de 1 milhão de reais necessários para o projeto cuja execução será feita em cerca de 45 dias" disse a coordenadora estadual do MST Neusa Paviato.


O blog O Calçadão sempre faz questão de reforçar que a existência dos assentamentos na fazenda da Barra, que inclui os Assentamentos Santo Dias, Luisa Mahin e Índio Galdino, além do Mario Lago, do MST, deu a Ribeirão Preto sua maior joia ambiental. Localizada sobre a área de recarga do Aquífero Guarani, a região dos assentamentos se destaca pela recuperação da área de cobertura vegetal e pela produção de alimentos orgânicos pela técnica da agro-floresta.


"Aqui as crianças vão aprender o respeito ao meio ambiente, o valor da luta social, a valorização da diversidade e da formação da cidadania" informou ao blog a Manu, coordenadora local do MST.

Reportagem blog O Calçadão

Mais fotos













Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...