Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Identidade de gênero é coisa séria. 'Ideologia' de gênero é invenção de oportunistas!

Cuidado: não combata espantalhos!

Assim como quase tudo na vida, a disputa política e social é uma disputa por narrativas. Nessa disputa, conceitos, definições e termos não são coisas neutras. Ao contrário, são carregados de significado e valor.

Geralmente ao se querer combater algo, se cria um significado pejorativo para ele, muitas vezes o oposto do que de fato ele significa.


Isso se chama criar um espantalho. Algo falso em si mesmo mas que serve de propaganda com fins políticos.

Às vezes investimos enorme energia para combater um espantalho e enquanto isso seus criadores têm tempo para lucrar em cima de nossa desinformação.

O termo 'ideologia de gênero' é  um espantalho! Um espantalho criado por uma direita que pretende ascender politicamente no meio da conflagração social.

Essa direita tem agido de forma sistemática, criando fake news (notícias falsas), fazendo a destruição de reputações de quem não converge com suas ideias e se alinhando a um campo político ligado aos interesses dos detentores do grande capital.

O crescimento de uma direita assim não é algo novo nem no mundo e nem no Brasil. Moralismo, intolerância, perseguição ao 'diferente' e aversão a qualquer valor que aponte para uma luta de classes e necessidade de direitos para setores sociais minoritários e/ou fragilizados.

É neste contexto que se insere o espantalho da 'ideologia de gênero', que caminha de mãos dadas com a batalha desenvolvida por esses setores da direita contra o movimento feminista e o movimento LGBT e na tentativa de constranger professores no uso de sua liberdade de cátedra, como no projeto escola sem partido, parido no mesmo ventre da 'ideologia de gênero'.

Identidade de gênero e educação sexual nas escolas nada tem a ver com doutrinação ou ideologia. Muita gente estudou e lutou para que pudéssemos ter na sociedade e nas escolas um debate saudável sobre gênero, sexualidade e respeito à diversidade, inclusive amparado legalmente, como nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Afirmar que um educador vai doutrinar uma criança ou um jovem para que deixe de ser homem e vire mulher ou vice versa é de um desrespeito sem tamanho a todos que trabalham seriamente na área da educação.

O próprio estudo da identidade de gênero é especialmente importante, seja no campo da pedagogia ou no da psicologia, para que pessoas reais que não se moldam em certos padrões concebidos pela sociedade sejam amparadas, incluídas e tenham sua qualidade de vida garantida.

Ou seja, identidade de gênero é coisa séria cujo estudo e entendimento são necessários. 'Ideologia' de gênero é invenção de político oportunista querendo o voto de desinformados.

A sociedade pensante deve se unir e se articular para dar ao público as respostas e as informações corretas sobre os conceitos e valores necessários à sociedade, pois se este movimento político-fundamentalista crescer e ocupar os postos de comando, viveremos em um Brasil onde não haverá direitos civis, direitos sociais e nem direito de existência para aqueles que não rezarem a cartilha imposta.

É nítido, à todos aqueles que desejam se informar, o alinhamento das lideranças religiosas fundamentalistas, e com ambição política, aos fundamentos políticos e econômicos das forças que hoje governam o Brasil retirando os direitos do povo trabalhador.

Tudo é política.

Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...