Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Papo no Calçadão com a candidata a Governadora pelo PSOL Lisete Arelaro


Minha primeira medida como governadora
 será reabrir as mais de 2500 salas de aula fechadas
pelo governo tucano em São Paulo

Lisete Arelaro tem uma larga experiência na área de educação. Participou do governo da Prefeita Luiza Erundina na cidade de São Paulo junto com secretários como Paulo Freire (Educação), Marilena Chauí (Cultura) e Paul Singer (Planejamento). Foi Secretária de Educação da Prefeitura de Diadema e hoje atua como pesquisadora em educação, na Faculdade de Educação da USP, estudando as formas de financiamento da educação básica.

Minuto 4:30 A luta no STF contra a antecipação da idade de entrada das crianças na primeira série  do ensino fundamental e pelo direito das crianças terem infância e de frequentarem antes as creches e pré-escolas (ensino infantil). "É preciso que as mães e pais fiquem atentos porque o ensino privado tem disputado bastante essa antecipação da idade. Defender a infância e o lúdico é defender que as crianças frequentem a educação infantil", disse.


Assista a entrevista completa de Arlete com Filipe Peres (Blog O Calçadão)


Minuto 7:22 Desgoverno Temer golpista, neoliberal e entreguista. "Eu sou uma sobrevivente do período de ditadura militar (1964-1985) e confesso que nunca vivi um período tão complexo, desestimulante e agressivo contra as políticas sociais no Brasil. Ocorreu um golpe, esse governo não foi eleito para aplicar esse programa de governo neoliberal que está entregando o país. A entrega da base de Alcântara para os EUA foi algo assustador, impensável. Até mesmo no período militar isso seria impossível, e me pergunto onde estão os militares nacionalistas que não se posicionam contra essa ameaça à segurança nacional? A mesma posição entreguista se deu no caso da venda da Embraer para a Boeing e na entrega do pré sal para as multinacionais do petróleo. Com o pré sal nós poderíamos atingir os 10% do PIB em educação. E quero aqui, como estou em Ribeirão Preto, prestar homenagem ao professor José Marcelino, da USP Ribeirão, que foi quem fez os cálculos dos recursos do pré sal e do custo aluno/qualidade".

Minuto 10:43 A destruição da ciência e tecnologia pelo desgoverno Temer/PSDB. "Temer vem atacando a área de ciência e tecnologia desde o primeiro dia. Em todos os países, a pesquisa básica é financiada pelo Estado e aqui, com Temer, querem atingir o coração do sistema de ciência e tecnologia que é a possibilidade de um desenvolvimento autônomo e soberano do país. E nós nos perguntando quem são esses senhores que se acham no direito e na condição de liquidar com o país".

Minuto 14:33 A promessa de Alckmin de cobrar mensalidade (privatizar) nas Universidades Públicas. "Desde o período dos governos FHC o PSDB vem cumprindo uma agenda neoliberal. O ex-Ministro da Educação Paulo Renato (já falecido), que também foi Secretário de Educação em São Paulo, chegou a dizer em Berkeley, EUA, que eles tinham seguido à risca a agenda proposta, a única coisa que não conseguiram, naquele tempo, foi implementar a cobrança de mensalidades nas Universidades Públicas. Agora Alckmin vem e coloca que, se eleito, vai iniciar a cobrança na pós graduação e, depois, na graduação. E eu quero denunciar que a atual ministra, de fato, do MEC, Maria Helena Castro (tucana), negociou com o ex-Reitor da USP a cobrança de mensalidade (já no governo Temer). Portanto, é preciso deixar claro que este é o projeto do PSDB. Privatização é a única proposta de Alckmin, do PSDB, do centrão (apoiadores de Temer). Se você preza por uma educação pública de qualidade, não vote em Geraldo Alckmin".

Minuto 16:42 A educação como prioridade do governo do PSOL. " Nós temos um grupo chamado Rede Escola Pública e Universidade (REPU), que é uma combinação de professores das seis universidades públicas de São Paulo (3 estaduais e 3 federais) que foi formada no período da ocupação das escolas estaduais pelos estudantes secundaristas, que denunciaram a tentativa de 200 escolas pelo governo do PSDB de São Paulo (2016). De lá para cá esse grupo tem acompanhado o fechamento de salas de aula em São Paulo, inclusive aqui em Ribeirão Preto, e já contamos mais de 2500 salas de aula fechadas. A primeira medida do governo do PSOL será recompor imediatamente essas 2500 salas fechadas. Nossa segunda medida será recompor o plano de carreira dos professores do Estado de São Paulo e (minuto 21:13) recompor o salário dos professores, pois estudos nossos mostram a possibilidade de aumentar em até 40% os salários é possível".

Minuto 20:26 Além de fechar salas de aula, de reduzir drasticamente o ensino noturno e de empurrar os estudantes paulistas para a periferia, Alckim, antes de sair para ser candidato a Presidente representando o golpe, deixou um orçamento em para a educação em São Paulo 5% menor do que manda a Constituição Paulista. " O PSOL entrou com uma representação contra isso cobrando os 5% para a educação".

Minuto 25:10 Reforma Agrária Popular em São Paulo. "Como professora tenho o prazer de trabalhar junto ao MST na Escola de Formação Florestan Fernandes e defendo a volta do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) como uma forma de garantir que estudantes (assentados) possam chegar à universidade. E nosso compromisso é fazer a reforma agrária em São Paulo".

Minuto 27:37 O desastre e retrocessos dos 24 anos de PSDB em São Paulo. "No processo de construção da nossa candidatura, nós temos estudado a forma como o PSDB atuou em São Paulo nesses últimos 24 anos (sendo 14 anos somente com Geraldo Alckmin). Podemos resumir com a palavra privatização. Eu menciono aqui a saúde: 80% do orçamento da saúde em São Paulo está nas mãos de Ongs, Organizações Sociais e Oscips. Ou seja, o governo de São Paulo sob os tucanos abriu mão do comando da saúde".

Entre na página de Lisete Arelaro no facebook

O blog O Calçadão está fazendo um esforço para entrevistar os candidatos de esquerda, progressistas e comprometidos com a luta popular neste ano de 2018.


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...