Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Alexandre Padilha em Ribeirão Preto: juventude, educação e saúde!

Padilha e Gabrielle Van Pelt

Nessa semana o ex-Ministro da Saúde, criador do Mais Médicos e candidato a deputado federal visitou Ribeirão Preto e conversou com lideranças sindicais, da saúde, da educação, da juventude e concedeu entrevista exclusiva ao blog O Calçadão.

Neste vídeo, Padilha dialoga com o médico Marcos Silveira, que atua no programa Mais Médicos, com a líder do movimento de juventude Gabrielle Van Pelt e com o Conselheiro Estadual da Apeoesp Roberto Tofolli.

Assista: 


Marcos Silveira destacou que o programa Mais Médicos, criado por Padilha, distribuiu mais de 20 mil médicos nos municípios com mais baixo IDH do Brasil, atendendo mais de 50 milhões de brasileiros, muitos deles sendo atendidos por um médico pela primeira vez na vida. E também debateu com Padilha a grave situação da saúde em Ribeirão Preto, onde o atual prefeito tucano prometeu trazer três AME's mas, para isso, ameaçou fechar a UBDS central. Além disso, duas UPA's que já deveriam estar em funcionamento, uma na zona oeste e outra na zona norte, ainda estão fechadas.

"Na questão da saúde, há uma relação (pouco transparente) entre as administrações tucanas e as OS's e as entidades privadas. Há uma total ausência de propostas, por parte dos tucanos, que valorize o setor público", afirmou Padilha.

Já a estudante e líder do movimento de juventude Gabrielle Van Pelt debateu com Padilha a grave situação dos jovens no Brasil após o golpe: desemprego, diminuição das oportunidades na universidade e ensino técnico e a falta de políticas públicas para a juventude. "Tenho 23 anos e vivi o período onde havia oportunidades aos jovens e hoje vejo que a minha geração está enfrentando a primeira crise de falta de perspectiva", disse Gabi.

"Nós estamos tendo um grande abandono dos jovens estudantes das universidades, porque os programas que garantiram o acesso do jovem trabalhador aos cursos superiores, PROUNI e FIES, foram cortados. Estamos sob um governo que aposta na exclusão do povo como forma de governar para os bancos (e rentistas). Nós precisamos retomar a filosofia do Presidente Lula, que é apostar no povo como solução, incluir as pessoas no PIB e repensar o país, precisamos passar a cobrar impostos daquela parte da elite que não paga imposto. Aqui no Brasil os muito ricos não pagam imposto de renda sobre lucros e dividendos e isso precisa acabar. E precisamos voltar a investir em educação", disse Padilha.

Sobre educação, Roberto Tofoli, Conselheiro Estadual da Apeoesp, conversou com Padilha. Segundo Tofoli, a educação em São Paulo vem sendo sucateada pela gestão tucana, com fechamento de salas de aula, precarização da profissão docente e abandono dos filhos dos trabalhadores e trabalhadoras que frequentam a escola pública.

Debatendo educação com Roberto Tofoli - APEOESP

"Temos situações absurdas na educação em São Paulo, com classes de 55 alunos, baixos salários dos professores, jornadas duplas. Muitos professores afastados por problemas de saúde por causa da pressão e da falta de perspectiva. Isso foi construído em 24 anos de governos do PSDB. O Maranhão do Flávio Dino, um Estado bem mais pobre que São Paulo, paga um salário bem maior para os professores. Saúde e educação são duas coisas que devem caminhar juntas. Lá na Câmara dos deputados nós vamos lutar para revogar esse (absurdo) congelamento dos orçamentos por 20 anos para o Brasil voltar a investir em educação e saúde. Precisamos retomar as regras do pré sal que investiriam em saúde e educação, para cumprirmos as metas do Plano Nacional de Educação", disse Padilha.

Ainda vai ao ar a entrevista de Padilha dada a Ricardo Jimenez do blog O Calçadão.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...