Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Banquetaço: Ato Nacional em defesa do CONSEA


Repudiando a MP 870 que extingue o CONSEA, entidades, movimentos sociais e representantes da sociedade civil se reuniram em ato nacional.
Fotos: Filipe Peres


Nesta quarta-feira,  27, dentro do cronograma nacional de atividades contra a  alteração realizada na MP 870 por Jair Bolsonaro, que extingue o CONSEA, foi realizado, em Ribeirão Preto, na Praça XV, o Banquetaço, ato em defesa da manutenção do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar.


Além das falas conscientizando a população da importância do CONSEA, o evento contou com atividades culturais e um almoço  oferecido  à população, feito a partir de produtos orgânicos e/ou agroecológicos.


Veja o vídeo:


Opinião

Há uma clara intenção pelo governo federal de restringir o espaço político da população. Esta restrição também se expressa pelo desmonte de todo o sistema de participação - conselhos e conferências - que influe nas políticas nacionais.

O direito a alimentação está no artigo sexto da Constituição. Cabe ao poder público proteger, promover, monitorar, fiscalizar e avaliar os critérios e mecanismos de exigibilidade do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA).

Preocupado em liberar agrotóxicos proibidos na Europa e Estados Unidos e atender as demandas dos latifundiários da bancada ruralista, o governo Bolsonaro prefere realizar propaganda política pró-regime em escolas após o hino nacional do que fortalecer programas de vital importância ao desenvolvimento da infância e do adolescente como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e demonstra, por meio de ações, quais são as prioridades de seu governo. 

Fruto da existência do CONSEA, esta e tantas outras políticas públicas podem desaparecer do mapa em poucos meses se não houver uma forte mobilização da sociedade civil.

A população acompanhou atentamente as falas realizadas no ato.
Veja mais fotos:

Luciana Cisoto, prof. e coordenadora do Curso de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina da USP/RP.

Nelson Correia, agrônomo especializado em agrofloresta e assentado pelo MST.
Neusa Paviato, dirigente estadual do MST/SP

Fulvio Iermano, cientista político, educador e representante da sociedade civil no CONSEAN.

Danusa Parisi
Carol





2 comentários:

William disse...

MST , a luta é pra valer. Estamos juntos nesta caminhada

Unknown disse...

parabéns a todos e todas pelo evento de luta contra a MP870, deste desgoverno que tem um unico objetivo acabar com a participação popular e com extinção do CONSEA. Mas estamos todos alerta em defesa do Direito humano a alimentação adequada.

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...