Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2019

8 de Março em Ribeirão Preto: mobilização e cinema! Confira, participe!


O dia 8 de março, dia Internacional da Mulher, será de mobilização por direitos e também de cinema em Ribeirão Preto.

Às 16h, na Esplanada do Theatro Pedro II, os coletivos de mulheres da cidade promovem um ato político em defesa dos direitos das mulheres. Os números são assustadores: desde o começo de 2019, 126 mulheres já foram mortas e houve 67 tentativas de feminicídio no país. (Dados Comissão Interamericana de Direitos Humanos- CIDH). Em São Paulo, para cada 4 feminicídios, um atinge uma outra pessoa além da mulher e, em 43% dos casos, filhas e filhos estão presentes no momento do ataque! (Dados 2016/2017 - Núcleo de Gênero MPSP). Mulheres negras representam 65% das vítimas de feminicídio (Dados Fórum Brasileiro de Segurança Pública 2017). São, em média, 60 mil casos de estupro registrados no Brasil a cada ano, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.


Além disso, as mulheres têm uma grande preocupação com a proposta de reforma da previdência apresentada pelo atual governo. A proposta atinge em cheio as mulheres que, além de sua tripla jornada, terão de trabalhar por mais tempo para poder se aposentar. Soma-se a isso as mudanças na legislação trabalhista e a extinção do Ministério do Trabalho, que tornará o emprego formal mais raro e aumentará a precarização do trabalho e o trabalho informal, o que impacta, também, fortemente a vida das mulheres.

O Brasil não pode conviver com uma sociedade violenta e injusta contra as mulheres e nem com um governo que propõe políticas e reformas que acentuem ainda mais essa triste realidade.

O blog O Calçadão estará presente fazendo a cobertura do evento e também estaremos mais tarde, às 20h, no Cine Clube Cauim, para a continuidade desse dia de luta e mobilização pelos direitos da mulher.


O filme "Legítima Defesa" é um documentário premiado e sua exibição fecha com chave de ouro esse dia de luta e conscientização, abrindo caminho para a continuidade diária da luta, unindo todos aqueles que se mobilizam por direitos, democracia e justiça social.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...