Páginas

domingo, 17 de março de 2019

Congresso Internacional de Democracia Participativa Araraquara


Entre os dias 14 e 16 de março aconteceu na cidade de Araraquara o primeiro Congresso Internacional de Democracia Participativa e Economia Solidária.

Deputada estadual Márcia Lia e demais autoridades
Na quinta-feira, com cerca de 800 pessoas presentes, aconteceu a palestra de abertura com a participação do Prefeito de Araraquara Edinho Silva, do sociólogo Jessé de Souza e do professor da Universidade de Lisboa Dr. Jorge de Sá, representando a delegação portuguesa presente no congresso. O tema "Democracia em Perspectiva" foi base para o aprofundamento de reflexões sobre a atual crise econômica e política vivida no Brasil e no mundo.

Auditório lotado na abertura do evento
Jessé de Souza fez uma exposição contundente e memorável. Refletindo sobre o conteúdo de suas obras, Jessé abordou a questão da profunda desigualdade social brasileira e o posicionamento da elite contra qualquer tipo de projeto que aponte para uma distribuição de renda e inclusão social. Sobre a atual conjuntura brasileira Jessé foi taxativo: "a lava jato é um instrumento político para entregar o Brasil. Sem a lava jato não existiria Bolsonaro".


As mesas de debates prosseguiram na sexta-feira, 15/3, discutindo "A economia solidária como estratégia de desenvolvimento social e participação popular" e os "Avanços e desafios de novas formas de participação política e participação popular". O destaque de sexta foi a participação do Padre Vítor Melicias, coordenador de Centro Torrense de Estudos de Economia Social de Portugal. Padre Melicias é um dos interlocutores do Papa Francisco. E, também, a mesa redonda sobre "Mídias  sociais e participação no regime democrático" composta pelos jornalistas Renato Rovai (Revista Forum), Fernando Sato (Jornalistas Livres), Conceição Oliveira (Blog Maria Frô) e Viviane Noda (Canal PorQueNão?).

No sábado, 16/3, as mesas temáticas aconteceram em dois períodos. Pela manhã, o Prefeito Edinho Silva, o deputado federal Alexandre Padilha, o Presidente do município de Torres Vedras (Portugal) Carlos Bernardes, o advogado Pedro Pontual (Presidente Honorário do Conselho de Educação da América Latina) e o Professor Milton Lahuerta (Unesp Araraquara) debateram as "Novas formas democráticas de Estado e democracia participativa na gestão municipal". As discussões sobre a crise na democracia representativa e no mundo do trabalho se aprofundaram, surgindo questionamentos e ideias sobre novas formas de organização popular e de produção, como a economia solidária. Pela tarde, os temas "Experiências e avaliações dos processos e instrumentos de participação popular" e "A organização da sociedade e os movimentos sociais" foram tratados em uma ampla roda de debates incluindo representantes de diversos segmentos e movimentos sociais. O MST trouxe os exemplos de organização para a produção agroecológica interligando campo e cidade, os movimentos por moradia somaram com as experiências de organização de espaços sociais e de participação popular, os catadores de materiais recicláveis contribuíram no debate sobre a autogestão social no campo da economia solidária e a pesquisadora boliviana Cláudia Aranibar encerrou discutindo a organização popular e a economia solidária da perspectiva do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais.

Durante os três dias de evento funcionou no lado de fora do Centro de Eventos a Feira Regional de Economia Criativa, Solidária e da Agricultura Familiar, com artesanato, produtos orgânicos e da economia solidária além de comida saudável oferecida aos visitantes, como a barraca de tapioca feita com a mandioca orgânica produzida por "Seu" Pedro Xapuri, no assentamento do MST no município de Restinga/SP.

Para Edinho Silva, Prefeito de Araraquara, o Congresso contribui em dois pontos fundamentais para se visualizar novas formas de administração, principalmente a administração municipal: a participação popular e os conceitos de economia solidária. Para o Prefeito, precisamos ser capazes de construir novas formas de geração e distribuição de riquezas sem desrespeitar a natureza e sem desrespeitar os trabalhadores e trabalhadoras. E essas transformações devem se refletir no município, pois é no município que a vida real acontece.

Assista:


O deputado federal Alexandre Padilha acredita que o Congresso realizado em Araraquara toca em temas centrais da atualidade: a participação popular como espaço de construção democrática e a economia solidária como espaço de produção e distribuição de riqueza através da cooperação e do convívio social.

Assista:



O jornalista e editor da Revista Fórum, Renato Rovai, defende que a organização de espaços de debates são fundamentais para responder como pensar as novas formas políticas, novas formas econômicas e novas formas de comunicação social.

Assista:



Para o advogado Pedro Pontual, o Congresso de Araraquara contribui para recolocar centralidade na construção da democracia participativa e seus instrumentos. E destaca também a importância do intercâmbio com lideranças da América Latina e de Portugal.

Assista:


O Blog O Calçadão agradece à Maria José, Secretária de Desenvolvimento Social de Araraquara pela organização do evento e pelo apoio ao nosso trabalho.

Veja mais fotos do evento:

Jessé de Souza e Edinho Silva


A parte exterior do Congresso ofereceu uma feira de artesanato e produtos agroflorestais.

Neusa Paviato, dirigente estadual do MST.

Preto, Central Única de Favelas

Claudia Aranibar (Bolívia), pesquisadora da Comunidade de estudos Jaina, membro do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais.

Edinho Silva (PT/SP), prefeito de Araraquara, coordena o debate

Padre Melicias, coordenador do Centro Torrense de Estudos de Economia Social (Portugal) e Ana Umbelino, Secretária de Desenvolvimento Social, Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo de Torres Vedras (Portugal).

Auditório no debate neste sábado pela manhã

Prof. Dr. Milton Lahuerta, Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.


Reportagem Blog O Calçadão

3 comentários:

Cláudia disse...

Muito bom... ações assim retomam o rumo que veio se perdendo pela crise política instaurada com o culminar do impeachment, golpe contra a democracia. A economia solidária, a construção coletiva são caminhos para salvar a nossa democracia.

Unknown disse...

Parabéns pelobt trabalho e acompanhamento de um congresso dessa envergadura nesse momento tão dificil e quase desesperançoso.
Uma prova fiel e fidedigna que estamos no caminho certo.
Resistir em tempos sombrios é fazer o nosso melhor e em comunhão.

Susan disse...

Muito bom, estive lá na sexta-feira, assuntos de muita relevância.

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...