Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

QUEM VAI OCUPAR O PALÁCIO DO RIO BRANCO?

Nogueira articula por cima com o MDB para 2020

As movimentações para as eleições de 2020 já estão quentes. A memória da última eleição ainda está viva e o antagonismo entre o atual Prefeito Nogueira e o candidato derrotado no segundo turno de 2016 Ricardo Silva permanece, seja nas alfinetadas mútuas via mídia, seja na disputa dentro da Câmara de Vereadores.

Ricardo, hoje no PSB de Márcio França, busca articular as forças de centro: o PDT (seu ex-partido e com vários vereadores eleitos no apoio a Ricardo em 2016), o PSD (que tem o ex-Juiz Gandini como expoente) e o PPS (partido que era a legenda do Vice-Prefeito em 2016).

Nogueira, que anda divulgando em seus canais de comunicação que Ribeirão Preto nunca esteve tão bem quanto agora em sua administração, busca atrair para o seu campo o MDB local costurando por cima, já que o vereador Marinho Sampaio, presidente do MDB local, é oposição ao Prefeito.

O vereador Igor Oliveira, ligado ao deputado federal e cacique emedebista Baleia Rossi, pode pintar como vice do tucano em 2020.

No polo direito do espectro político há as prováveis candidaturas do PSL, Patriota, Novo e Podemos, buscando surfar tanto no bolsonarismo quanto no lavajatismo em Ribeirão Preto

No espectro esquerdo, PT e PSOL, os dois partidos mais fortes e com mais militância na cidade, buscam construir um programa de enfrentamento ao neoliberalismo e ao bolsonarismo/lavajatismo ao mesmo tempo em que tentam cacifar nomes para o pleito.

No Psol o nome da Annie Schmaltz Hsiou é uma possibilidade, tem o perfil importante para o debate eleitoral, inserida na dinâmica do espaço acadêmico e do movimento feminista.

Já no PT, o nome mais lembrado é o ex-Promotor de Justiça e professor de direto, Antônio Alberto Machado, que concedeu uma entrevista para o Calçadão recentemente e você pode conferir aqui: https://youtu.be/Nf8mHP1JF50

Há entre alguns dirigentes de ambas as legendas uma tentativa de aproximação de conversas para 2020, mas tudo ainda bastante tímido.

*A legenda petista vai ter muito trabalho para unificar a militância, além do ex-promotor, outros nomes são cogitados e deverão pleitear a cabeça de chapa. O prof. Fábio Sardinha, dirigente da APEOESP, e o médico Ulysses Strogoff de Matos, presidente do sindicato dos médicos de Ribeirão Preto, são lembrados nas rodas de conversa.


2020 já começou. 

Atualizado 14horas 23/09/2019




Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...