Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Professores reclamam do atraso do material didático em SP


Professores da rede estadual paulista alertam para o atraso na entrega do material didático destinado aos professores e alunos. Os novos "caderninhos" adaptados à nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) ainda não foram entregues nas escolas às vésperas do início do ano letivo.

Segundo os professores, apenas os conteúdos em PDF foram disponibilizados. "Não tem nem para professor preparar suas aulas, respaldando aquelas atividades com textos extras, didáticos ou paradidáticos. Ano passado não teve para professor, pegos de surpresa, pedindo emprestado do aluno ou arcando com o xerox. Esse ano o discurso é que o material já está disponível, mas é tudo PDF", afirmou uma professora da rede.

Segundo outra professora, "há professores já pensando em arcar com xerox do próprio bolso para ter algum material em mãos".

Outra polêmica antes do início do ano letivo é com relação ao diário digital. Segundo nota divulgada pela Apeoesp, não será obrigatório a utilização do mecanismo neste ano de 2020.


USO DO DIÁRIO DIGITAL NÃO É OBRIGATÓRIO

SEDUC estabelece um ano de transição para adaptação das unidades escolares

Em contato mantido com o Diretor de Sistemas da SEDUC, a respeito da obrigatoriedade da utilização do Diário de Classe Digital e frente à impossibilidade de cumprimento desta exigência por parte dos(as) professores(as), recebi do referido Diretor as seguintes informações:

a) Haverá um período de transição de um ano (todo o ano 2020) no qual os professores(as) poderão optar pelo uso do Diário Digital ou permanecerem utilizando o Diário em papel.
Portanto, o(a) professor(a) não está obrigado(a) a utilizar o Diário Digital durante o ano de 2020. A SEDUC se comprometeu a publicar uma normatização deste período de transição.

b) A SEDUC assumiu o compromisso de, durante o ano de 2020, equipar todas as escolas com computadores, notebooks e/ou e tablets, disponíveis para os(as) professores(as) e redes wifi. Os(as) professores(as) não estão, de forma alguma, obrigados a utilizar seus aparelhos pessoais (celular, computadores, tablets).

c) A SEDUC estudará possíveis outras formas de viabilizar o acesso dos(as) professores aos equipamentos necessários.

d) A SEDUC está realizando tratativas com a PRODESP para que a empresa viabilize junto aos provedores e telefonia celular a chamada “tarifação reversa”, pela qual o uso do aplicativo da SEDUC (que dá acesso não apenas ao Diário Digital, mas também a outras ferramentas digitais da Secretaria) não seja pago pelo(a) professor(a) e sim pela própria SEDUC. A previsão de efetivação é março de 2020.

e) O Diretor informou que o Diário Digital, para quem optar pelo seu uso, pode ser preenchido na forma off-line, ou seja, fora da internet, sendo depois as inserções efetivadas quando o(a) professor(a) tiver acesso a uma conexão (wifi).
Assim, portanto, reafirmo que, de acordo com a SEDUC, não há obrigatoriedade do uso do Diário Digital durante o ano de 2020. Qualquer ocorrência neste sentido deve ser informada à APEOESP (presiden@apeoesp.org.br) para as devidas providências.

Professora Bebel
Presidenta da APEOESP
Deputada Estadual

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...