Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Rita Von Hunty lota o Sesc e desenvolve o conceito de masculinidade tóxica

Rita Von Hunty em uma das três palestras realizadas no Sesc Ribeirão Preto.
Fotos: Jefferson Dias






Em palestras realizadas no Sesc de Ribeirão Preto, o Youtuber Guilherme Terreiro Pereira, a persona Rita Von Hunty, desenvolveu o conceito de masculinidade tóxica para mais de 1000 pessoas em, apenas, 3 dias.

Colaboração: 
Bárbara Vieira e Jefferson Dias

O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. De acordo com levantamento realizado pela   Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), o país teve124 assassinatos de travestis e transexuais em 2019. Talvez uma das explicações mais incisivas para este extermínio seja a constatação realizada pela persona drag queen Rita Von Hunty, no SESC, para um público de mais de 400 pessoas, cada palestra,  nos dias 30/01 e 01/02, respectivamente: "O Brasil é um país heterossexual homoafetivo".


Falando e desenvolvendo o conceito de masculinidade tóxica, de acordo com a Youtuber, os homens brasileiros, seguindo dados levantados pelo site de conteúdo adulto Xvideos, lideram, no mundo o consumo de pornografia de pessoas travestis e transexuais em sua plataforma.  

Para a persona, os homens têm um papel preponderante no combate às violências de gênero pois são multiplicadores, seja de uma masculinidade tóxica, quanto de uma nova masculinidade. Em uma sociedade patriarcal, machista e homofóbica "os homens brasileiros reverenciam outros homens".



Presente no evento, para o poeta Jefferson Dias "O que a Rita tem feito com esse Curso Revolucionário dela é muito louvável. Ela realmente tem mobilizado muita gente em torno de uma pauta que é fundamental. Repensar a masculinidade tem um efeito interseccional, eu penso. Mexe com as estruturas da sociedade e impacta a todos".

Em sua conta no Instagram, Rita afirmou que espera que "as pessoas tenham saído provocadas, articuladas e com referências para transformar a discussão em práxis".

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...