Páginas

sábado, 30 de maio de 2020

MST e Rede Agroflorestal doam 800 kg de alimentos a Comunidade Jd. Itaú, em Ribeirão Preto.



58 famílias foram beneficiadas pela ação solidária.
Fotos: Filipe Augusto Peres

Nesta sexta-feira (29), o MST Ribeirão Preto e a Rede Agroflorestal doaram quase 1 tonelada de alimentos a Comunidade Jd. Itaú, em Ribeirão Preto, favorecendo mais de 50 famílias. Para Juninho Itaú, liderança local e integrante da UMM, a parceria é importante, diante do descaso do poder público com a população em situação vulnerável.
“São essas atitudes que vêm suprindo as necessidades dentro das comunidades e o que a gente tem é agradecer. No que puder fortalecer, vamos fortalecer essa parceria mais e mais”.


Maria Lina, da Rede Agroflorestal da Regional de Ribeirão Preto, destaca que esta já é a 3ª doação realizada na cidade (antes, foram realizadas ações solidárias na Comunidade Nazaré Paulista e na Comunidade Locomotiva). Ela destaca a importância da parceria da Rede Agroflorestal com a sociedade civil nestas doações.
“Nós estamos doando alimentos orgânicos, agroflorestais que estão sendo comprados das cooperativas dos assentamentos Mario Lago e Sepé Tiaraju, trazendo, desse modo, uma alimentação saudável a essas comunidades beneficiadas”.

Joaquim Sando, também integrante da Rede destacou a importância de o projeto, além de ajudar a população que está em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de covid-19, gerar renda para os agricultores familiares, produtores assentados nestas áreas de reforma agrária.
“Trata-se de uma ação dupla que beneficia essas duas comunidades. Assentados da reforma agrária e comunidades carentes do município de Ribeirão Preto.”



Nivalda, da direção regional do MST Ribeirão Preto e presidenta da Cooperativa Agroecológica Mãos da Terra (COMATER) salientou que a parceria com a Rede Agroflorestal beneficia as mulheres agroprodutoras.
“É uma corrente muito abençoada. Não é somente uma comunidade beneficiada, mas uma rede que vai desde a arrecadação, passa pelas produtoras e chega às doações”.

Nivalda ainda chamou a atenção para o papel importante que parcerias como esta entre a Rede Agroflorestal e COMATER desempenham no combate à violência doméstica, que cresceu durante a pandemia de covid-19.
“Eu como mulher posso muito bem falar isso. A importância do empoderamento das mulheres financeiramente é muito gratificante. Ainda mais nessa época de pandemia, nesta época difícil que nós estamos passando”.



Mais fotos:



















Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...