Páginas

domingo, 24 de maio de 2020

Resumo da Semana (24/05/20): enquanto as curvas no mundo declinam, no Brasil, e em RP, aceleram



Enquanto as curvas de casos e de mortes começam a declinar no mundo, a curva do Brasil dispara

O mundo atingiu neste domingo 5,3 milhões de pessoas infectadas, com 344 mil mortos. Um índice de mortalidade de 6,6%. Mas a curva de contaminações e de mortes começa a assumir uma tendência de estabilidade. Os EUA, com 1,7 milhão de casos e 98 mil mortes, entrou em curva descendente nos últimos dias, refletindo as políticas de isolamento social praticada por estados e municípios (apesar da conduta trôpega de Donald Trump). Outros países também assumiram curvas descendentes: Rússia, Reino Unido, Itália, Espanha, França e Alemanha. Porém, outros países estão com curvas ascendentes, como México, Suécia, Chile. Mas nenhum está nas condições do Brasil, o segundo país em número de casos e com 22,5 mil mortes. A OMS considera que a pandemia está fora de controle no Brasil. E uma pesquisa da Coppe/UFRJ mostra que a curva ascendente, com um índice por volta de 1 mil mortos por dia, pode persistir no país até julho, podendo representar 70 mil mortes por Covid-19 até que as curvas comecem a cair. E há mais um agravante: o tamanho do Brasil e a sua enorme desigualdade. Podemos ter epicentros regionais da pandemia dentro do próprio país, atingindo diretamente a camada mais pobre da população. São Paulo, com mais de 500 cidades atingidas e 76 mil casos com 5,8 mil mortes segue sendo o centro da pandemia no Brasil e onde o movimento anti-isolamento, criado e mobilizado pelo bolsonarismo, é mais forte.

As curvas em Ribeirão e região estão em crescimento, Nogueira segue com sua política visando as eleições e ACIRP, que não deve ter assistido o vídeo da reunião presidencial, pede ação integrada contra Covid-19

Ribeirão Preto (700 casos e 17 mortes) e a região (1340 casos e 59 mortes) apresentaram aceleração nas curvas de contaminação nos últimos dias, acendendo um sinal amarelo nas autoridades sanitárias estaduais. A situação de descontrole da pandemia no país e a chegada do frio complicam as coisas. Enquanto isso, Nogueira segue sua agenda de candidato, buscando aprovar junto ao governo do estado o seu "plano de retomada", fortalecendo a narrativa sobre o "projeto de mobilidade urbana" e prometendo entregar as UPAs do Quintino e do Sumarezinho ainda esse ano. Há quem ande dizendo que o Prefeito está preocupado com a eleição, pois pesquisas internas teriam mostrado que Gandini (PSD) e Ricardo Silva (PSB) estariam na sua frente. Outros veem preocupação da administração tucana com as investigações da PF, sobre as ambulâncias (onde há uma CPI na Câmara) e outras compras governamentais. Mas as eleições serão adiadas para 15 de novembro ou 6 de dezembro e muita água ainda vai passar por debaixo da ponte. E também enquanto isso, as comunidades (com cerca de 45 mil pessoas) e as os moradores em situação de rua (cerca de 5 mil?) continuam sem contar com um projeto de proteção de fôlego por parte do poder público municipal. E a ACIRP? Bem, a ACIRP, juntamente com outras 6 entidades, dentre elas a CIESP, emitiu um documento público cobrando dos governos, nos três níveis, uma ação integrada de combate à pandemia, defendendo as vidas e a economia. Será que a ACIRP tem acompanhado o noticiário dos últimos 2 meses ou chegou a ver o vídeo da "reunião" ministerial? Cobrar ação integrada do governo Bolsonaro é piada. Esse fim de semana, de novo, o presidente provocou tumulto e saiu em defesa dos movimentos anti-isolamento. Defesa da vida passa longe. E a economia? Muito menos. É só ver a fala do Paulo Guedes na tal "reunião". ACIRP, muito melhor seria se surgisse uma nota de repúdio conjunta contra o governo de morte, de CPFs e CNPJs. A história vai cobrar, assim como cobrará 2016.

As três lives do final de semana do Blog O Calçadão que valem a pena você assistir e compartilhar

Esse final de semana foi de intenso trabalho e muito conteúdo no Blog O Calçadão.

No sábado pela manhã, representantes de quatro partidos de esquerda da cidade (Jorge Roque - PT, João Braz - PSOL, Glauber Silva - PCdoB e Leopoldo Paulino - UP) debateram a conjuntura e a possibilidade de uma unidade do campo de esquerda na cidade. O destaque fica para a preocupação na luta em defesa da democracia, dado ao agravamento da crise institucional envolvendo os poderes da República em plena pandemia e o apoio de uma ala dos militares que ocupam o governo, chancelam as políticas de morte e sustentam as ações desagregadoras de Bolsonaro e seus apoiadores, e o necessário combate ao projeto neoliberal que destrói direitos sociais e trabalhistas, gera desemprego e miséria e ainda, através de paulo Guedes, faz a aliança com projetos políticos de caráter autoritário. Essa luta precisa também acontecer em Ribeirão Preto. Como? Assista a live.

No sábado à noite foi a vez de Antônio Alberto Machado, no programa Virando a Página, entrevistar o Rapper Leser, a ativista e líder estudantil Duda Hidalgo e o advogado Bruno Castro com o tema Cultura, Direitos Humanos e Juventudes. Em uma das lives mais ativas no chat, o papo rolou solto sobre a necessidade de defesa dos direitos humanos e da urgência de levar essa temática, através de uma comunicação popular, para as periferias. Também foi tratado na live o atentado fascista, misógino e racista contra o grafite com a imagem de Marielle Franco em Ribeirão Preto. Live imperdível.

Neste domingo pela manhã foi a vez do movimento negro ocupar um importante espaço de debate no canal do Blog. Com as presenças de Sílvia Seixas (Coordenação Estadual da CONEN) e de Ádria Maria Bezerra (ONG Casa da Mulher e Movimento de Mulheres Negras), Marcelo Domingos (Coletivo Abayomi) conduziu um importante bate papo sobre o cenário político atual e a luta de negros e negras. As falas de Sílvia e Ádria são verdadeiras aulas que merecem e precisam ser vistas e compartilhadas. Confira.

E acompanhem a agenda do início da semana: nesta segunda, 11h, ao vivo, Análise da Semana (com Paulo Honório e Ricardo Jimenez). Na terça, 11h, ao vivo, Mulheres em Movimento (com Flãvia Meziara).

O Resumo da Semana é uma produção da equipe do Blog O Calçadão





Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores