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terça-feira, 3 de setembro de 2024

Presidente do INEP destaca avanços na divulgação de microdados e alinhamento de avaliações estaduais

 

Manuel Palácios durante a mesa de debates.
Filipe Augusto Peres



Palácios destacou que alguns estados, que anteriormente não utilizavam testes mediados, passaram a adotar essa metodologia para se alinhar às diretrizes do INEP. 


Essa mudança, segundo Palácios, reflete a intenção de padronizar os processos de avaliação em todo o país, promovendo um maior alinhamento entre os diferentes sistemas de ensino. 

"Sempre houve uma série de deslocamentos por conta da intenção de produzir esse alinhamento", afirmou Palácios.


Manuel Palácios discutiu sobre como estão sendo conduzidas as mudanças no Ideb, o papel do novo índice de alfabetização, a reformulação do Saeb e das avaliações do ensino superior. 

A mesa ainda contou com a participação dos especialistas Bruno Bioni (Data Privacy Brasil), Guilherme Lichand (Universidade de Stanford) e mediação de Marta Avancini (Jeduca). 


Em sua fala, o presidente do INEP, ressaltou que outro compromisso importante assumido pelos estados foi a autorização para a publicidade dos resultados das avaliações. De acordo com Manuel, anteriormente , as políticas de publicidade variavam significativamente entre os estados, com alguns tornando os resultados públicos e outros reservando-os apenas para a comunidade educacional. Palácios enfatizou que, com o novo acordo, todos os estados se comprometeram a autorizar a divulgação dos resultados.


Avaliações estaduais


Os estados também se preparam para trabalhar a avaliação de 2024 com base na análise dos resultados e das equalizações promovidas pelos próprios estados. 


"Em 2024, nós vamos ter apenas a avaliação conduzida pelos sistemas estaduais", informou Palácios. 


Para apoiar esse processo, Palácios disse que foi instituída uma comissão de especialistas em dados e medidas educacionais, encarregada de analisar os microdados enviados pelos estados. 

“Essas análises já estão em andamento, e medidas provisórias foram objeto de divulgação”. 


Palácios explicou que essas iniciativas são parte de uma estratégia política para fortalecer o processo do pacto pela alfabetização. "

“Estamos analisando a qualidade desses dados e propondo aperfeiçoamentos. Alguns deles devem vir à luz já na avaliação de 2024", disse.


SAEB


Em relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Palácios esclareceu que o resultado da amostra parcial de 2023 não será tratado da mesma forma que o INEP publica suas análises usuais. No entanto, ele ressaltou que a amostra é robusta para fins de avaliação nacional, com uma margem de erro de 3%, o que garante a confiabilidade dos dados


Veja o vídeo:





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