Páginas

domingo, 9 de junho de 2019

Cooperativas populares de economia solidária: renda, inclusão e meio ambiente

Ribeirão Preto só tem uma cooperativa
Essa semana a única cooperativa popular de coleta e reciclagem de resíduos de Ribeirão Preto propôs uma parceria com o Poder Público para aumentar a sua atividade nos bairros Parque Ribeirão, Adão do Carmo Leonel e Branca Sales. 

É uma vergonha para uma cidade do tamanho da nossa ter apenas uma cooperativa dessa natureza. 

Cada cidadão de Ribeirão Preto produz 800 gramas de resíduos por dia, 50% disso é material reciclável que está indo indevidamente ao aterro sanitário. 


Cooperativas populares, de economia solidária, poderiam estar gerando renda e inclusão social para milhares de ribeirão-pretanos, melhorando a questão social e ambiental da cidade. 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta uma série de instrumentos legais para incentivar essas cooperativas, depende da ação propositiva do poder Público. 

Aliás, uma política pública de fomento de economia solidária poderia melhorar a vida de milhares de pessoas e a economia de todas as regiões da cidade. 

Eis um caminho.

Por que não criar um departamento de desenvolvimento de economia solidária na cidade?

Cooperativas populares de economia solidária podem se espalhar pelos bairros oferecendo produtos e serviços das mais variadas naturezas, incluindo unindo cidade e campo, a partir da produção da agricultura familiar.

É uma questão de projeto e de visão de cidade.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...