Páginas

domingo, 2 de junho de 2019

O SUS e o HC como referências





Essa semana o Secretário de Saúde de São Paulo anunciou recursos de 3 milhões de reais para a contratação, através da Faepa, de 76 profissionais (incluindo médicos anestesistas) para recolocar em funcionamento 4 centros cirúrgicos que estavam parados por falta de recursos humanos no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

O HC atende 700 mil pessoas por ano vindas de Ribeirão Preto e mais 25 cidades da região (inclusive sul de Minas Gerais). É no HC, através do SUS, que são realizados tratamentos de alta especificidade (transplantes de fígado e medula) que atendem a todos, inclusive famílias ricas, que jamais poderiam pagar um transplante ou tratamento de leucemia, por exemplo, no setor privado. 

É nesse momento que precisamos defender a importância do SUS como um instrumento fundamental de atendimento à saúde pública. 

Defender o SUS é defender o seu financiamento. Nesse momento, cada eleitor deve cobrar dos políticos (Governador, Prefeito, deputados e vereadores) qual a posição deles com relação a uma das propostas a serem encaminhadas pelo governo Bolsonaro, através do banqueiro Paulo Guedes, de desvincular o financiamento do SUS dos mínimos constitucionais, acabando com a obrigação do poder público de investir um piso em saúde pública. 

E aí, vamos perguntar isso aos políticos?

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...