Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Nova reforma do calçadão central à vista


O calçadão central de Ribeirão Preto foi inaugurado em 1992 e foi um enorme acerto para o centro da cidade. Mas a sua "revitalização" sempre foi uma agenda presente em todas as administrações posteriores. 

A última reforma transcorreu entre 2012 e 2016 e custou 9 milhões de reais ao poder público e mais 9 milhões para a CPFL enterrar a fiação. 

Mas a "revitalização" não agradou, principalmente a um dos maiores interessados, a ACIRP. E a ACIRP tem razão. E a ACIRP, junto com o SINCOVARP, o Conseg e a Guarda Municipal, já conversou com o nosso atual Prefeito para uma nova "revitalização", cujo projeto já está sendo discutido desde 2017. 

Este Blog concorda com a proposta do Ministério Público Estadual, que sugere a ampliação do calçadão até a Jerônimo Gonçalves, e vamos mais além: é preciso reformular toda a região central, desincentivando o uso do carro e incentivando o transporte coletivo e o pedestre, valorizando a moradia no centro e as ações culturais, artísticas e turísticas, incluindo as praças, casarios de época e tornando as ruas espaços públicos de convivência, turismo e comércio.

O centro da cidade precisa ser um atrativo para a população local e de fora, valorizando a beleza e importância arquitetônica e histórica dos arredores da Praça XV e do Quarteirão Paulista, e integrar todo o quadrilátero central neste projeto, com ênfase na Avenida Nove de Julho (que precisa ser protegida da sanha dos defensores do 'progresso' do automóvel) na na região da "Baixada".

Alô, Prefeito!


Retirar a Prefeitura do centro da cidade e levar para o Jardim Independência é um retrocesso sem tamanho. Qual o compromisso de vocês com o centro?

Por que não manter o gabinete do Prefeito no Palácio Rio Branco (depois de reformado) e construir o centro administrativo na área da antiga cervejaria Antártica, na "Baixada"?

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...