Páginas

domingo, 2 de junho de 2019

Ribeirão Preto, de olho em 2020



A quantas andam as movimentações políticas com vistas às eleições municipais de 2020 em Ribeirão Preto? 

O andar da carruagem indica que haverá, de novo, um embate entre o grupo de Duarte Nogueira (PSDB) e o grupo próximo a Ricardo Silva, hoje divididos entre o PSB (atual partido de Ricardo) e o PDT (antigo partido de Ricardo). 

Na última greve de servidores, os bastidores da Câmara e o comportamento em plenário indicavam o aquecimento do velho embate de 2016.


No meio disso está o poder econômico, que já anda se movimentando forte, inclusive patrocinando a campanha para a redução de vereadores, um projeto da elite econômica da cidade empurrado às forças políticas. 

Em termos administrativos, o projeto de ambos os grupos é muito parecido e não se distanciam da agenda econômica neoliberal hoje predominante no país, com um toque mais liberal no PSDB e um toque mais social no PSB/PDT. 

Na última eleição os dois grupos apostaram no anti-petismo e na narrativa seletiva 'anti-corrupção', com fortes prejuízos políticos ao grupo de Ricardo com a operação Sevandija deflagrada em plena campanha.

A narrativa desta vez ainda não está clara, mas terá o bolsonarismo como um dos temas a serem administrados pelos dois lados.

Por fora dessa disputa está o PSL, o partido do bolsonarismo raiz, e a esquerda representada por PT, PSOL e PCdoB. 

Apesar da força do bolsonarismo em Ribeirão Preto, o PSL carece de organização e de projeto, se baseando na expectativa de que o ódio à política ainda os beneficie em 2020. O resultado disso é incerto.

Já a esquerda ainda se apresenta pouco coesa e também deficiente de projeto. O PCdoB se fragilizou muito após 2016 e o PT e o PSOL ainda buscam se organizar internamente em torno de suas estratégias e táticas eleitorais.  Terão candidaturas próprias ou apoiarão um candidato do campo ricardista? 

Tudo leva a crer em uma repetição da disputa entre nogueirismo e ricardismo em 2020, só esperamos que o debate de cidade não seja empurrado para debaixo do tapete como, infelizmente, foi em 2016.

O blog acompanhará o desenrolar das movimentações políticas na cidade.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...