Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Veja quem foi eleito para o Conselho Tutelar em Ribeirão Preto

Ribeirão Preto reflete o Brasil

As eleições têm sido um tumulto, com membros da igreja disputando espaço com ativistas sociais. Filas quilométricas, poucos locais de votação (escolas), ausência de estrutura básica nas escolas e total falta de informação imperam e o velho e manjado trabalho ilegal de levar os eleitores de ônibus para votar.

Essa total falta de organização e fiscalização acontece em Ribeirão Preto há anos e é um espelho do que acontece nos municípios Brasil afora.

Na eleição desse domingo o Blog testemunhou o sofrimento das pessoas nas longas e demoradas filas e com o calor. Em duas das quatro escolas definidas como locais de votação não havia fila para o voto de idosos e pessoas com deficiência. Muitos desistiram de votar.

A eleição do Conselho Tutelar é organizada pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente e tem o apoio de infraestrutura da Prefeitura. Em Ribeirão Preto houve a contratação de uma empresa de Sorocaba, ao custo de 28 mil reais, cujo sistema de votação informatizado foi lento e um pouco confuso.

É preciso repensar o modelo dessas eleições. É preciso investimento do poder público para garantir o exercício adequado da democracia. E há também o desafio do campo democrático e popular e voltar a ocupar com força o espaço desses conselhos da sociedade civil. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes está enfraquecido e ele é fundamental para organizar as eleições do Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores