Páginas

sábado, 18 de abril de 2020

Em combate a pandemia de coronavírus e em memória ás vítimas de Eldorado dos Carajás, MST doa 1 tonelada de alimentos

Moradora da Comunidade Nova Vila União recolhe a doação de alimentos, nesta sexta-feira (17).
Fotos: @filipeaugustoperes

Desde o início da política de isolamento, o MST Ribeirão Preto já doou mais de 7 toneladas de alimentos para comunidades urbanas e acampamentos em toda a região de Ribeirão Preto.

Na sexta-feira (17), integrando a Jornada Nacional de Lutas, em memória aos 19 camponeses assassinados brutalmente pelo Estado brasileiro, em Eldorado dos Carajás (PA) enquanto lutavam por terra e pela implementação de uma reforma agrária popular, também em combate a pandemia de coronavírus, diante da crise econômica e social intensificada pelo governo Bolsonaro, dando sequência às ações de solidariedade à classe trabalhadora do campo e da cidade relaizada pelo Movimento, o MST Ribeirão Preto doou, às comunidades de Nazaré Paulista e Vila União, além da ONG Arco-Íris, 1 tonelada de alimentos.


Para o militante do MST Ribeirão Preto, Arthur Cunha Silva, o dia 17 de abril é um dia de luta. Para o jovem de 17 anos uma demonstração da luta, do suor do MST, do esforço são os produtos orgânicos, agroecológicos, produzidos nos assentamentos e acampamentos agroflorestais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em todo o país. "Essa é a nossa forma de lutar, de demonstrar ser importante colaborar, dar as mãos nesta pandemia".

Comunidade Nazaré Paulista.

Para Larissa, da Associação de Moradores da Comunidade Nazaré Paulista, com a pandemia as pessoas das comunidades urbanas estão em uma situação muito difícil. Para ela, é bom ver que a ajuda venha de companheiros que estão na mesma luta, pelejando diariamente, resistindo.

Wallace Bill, integrante do Conselho Municipal de Moradia, integrante da UMM (União dos Movimentos de Moradia) e liderança local da Comunidade Nova Vila União, a ajuda externa é muito importante para as comunidades que estão passando pelo isolamento pois fortalece a luta e dá condições de a população permanecer em casa durante a pandemia. "Esse é o único modo que nós temos de acabar com esse vírus, atualmente".



Fábio de Jesus, presidente da ONG Arco-Íris e coordenador nacional da Rede Gay Brasil, entidade que luta contra a opressão e preconceito LGBT em todo o país agradeceu ao MST. Para ele, a doação é importantíssima para ajudar toda a comunidade gay em situação de vulnerabilidade durante a pandemia de Covid-19. 

A dirigente regional do MST, Elizabete Cunha Silva, lembrou que a solidariedade faz parte da formação do militante sem terra. De acordo com Bete, as doações beneficiarão em torno de 800 famílias. 

Integrando a Frente de Ação #PeriferiaViva, o MST Ribeirão Preto, desde o dia 27 de março já distribuiu mais de 7 toneladas de alimentos à comunidades urbanas e acampamentos de Ribeirão Preto e região.

No país, desde o início da quarentena, o MST já doou mais de 500 toneladas de alimentos saudáveis, serviu mais de 25.000 refeições nos armazéns do campo do Maranhão e Pernambuco, além de milhares de litros de leite e centenas de cestas básicas.
Mais fotos:






























Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...