Páginas

domingo, 10 de julho de 2016

Entidades de RP convocam o 1o Encontro Regional de Direitos Humanos!


Na manhã deste sábado, 09/07, ocorreu uma reunião na Defensoria Pública de Ribeirão Preto envolvendo o representante do CONDEPE (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana) e representantes de diversas entidades do movimento popular, como o movimento de mulheres, movimento negro, movimentos por moradia, comunidades como a Cidade Locomotiva, associações de moradores, como a do bairro Branca Sales e o SASP (Sindicato dos Arquitetos de SP).


Ficou definido que no próximo dia 30 de julho ocorrerá em Ribeirão Preto, provavelmente na Cãmara de Vereadores, o primeiro encontro para discutir a formação de uma rede de proteção aos direitos da pessoa humana na região de Ribeirão Preto.

Segundo informou o representante do CONDEPE Rildo Marques, a intenção é trazer para a região de Ribeirão preto a estrutura do CONDEPE. "Estamos chamando essa iniciativa de Condepinho, ou seja, trazer para esta região a estrutura do CONDEPE que é o único conselho popular que de fato é independente e atua de maneira forte na defesa dos direitos humanos principalmente no que diz respeito aos movimentos sociais", afirma.

Segundo informou o arquiteto Mauro Freitas, da União dos Movimentos de Moradia de SP e do Fórum Permanente de Movimentos Populares de RP, "há em Ribeirão Preto diversos casos de desrespeito aos direitos humanos que atingem os movimentos de moradia, as mulheres, os negros, os LGBT, enfim, e não há na cidade e nem na região uma estrutura que atue na defesa dos direitos humanos de maneira efetiva", informa.


Além da criação do Condepinho, as entidades esperam, a partir deste primeiro encontro do dia 30, provocar uma discussão na cidade a respeito da importância de se ter um Conselho Municipal de Direitos Humanos em Ribeirão Preto, nos moldes do CONDEPE, que consta da Constituição estadual.

As entidades alegam que o desrespeito aos direitos humanos tem crescido não só por parte do governo estadual, governado pelo PSDB há mais de 20 anos, mas também por parte da Prefeitura de Ribeirão Preto e agora do governo Federal.

As entidades ligadas a esta iniciativa começarão a divulgar o evento a partir desta terça-feira e todos estão convidados a participar.

"Toda a cidade está convidada a participar deste encontro, não só as entidades do movimentos popular, mas os estudantes e todos os cidadãos em geral", informa Marisa Honório da Casa da Mulher e do Movimento de Mulheres Negras de Ribeirão Preto.

Estiveram presentes à reunião representantes dos gabinetes do vereador Beto Cangussu do PT-RP e da deputada estadual Márcia Lia PT-SP.

Reportagem O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...