Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Interino promete "medidas impopulares" para depois de agosto. E ele diz a verdade!


No jogo do golpe há alguns caminhos já nitidamente identificados.

- Eliminar o PT e Lula como obstáculos ao retorno do neoliberalismo no Brasil. Uma tarefa da Lava Jato, agrupando desde o Juiz Moro e o Procurador Janot até setores da PF e MP.

(O PT é o maior obstáculo ao avanço do capital desnacionalizante sobre o Brasil, suas riquezas, sua soberania e os direitos do povo trabalhador).


- Blindar o centrão político fisiológico, envolvendo PMDB, PSDB, PP e penduricalhos, dos efeitos colaterais da Lava Jato, que acaba por ir fundo na sanha anti-petista mas acerta em cheio os velhos caciques políticos e seus esquemas.

- Estruturar uma arranjo de Estado, governado pela ala fisiológica e entreguista, para fortalecer os barões da mídia tradicional ameaçados pelo capitalismo de livre mercado que tanto apregoam (para os outros).

Assim, vai se desenhando um futuro sombrio para o Brasil se o golpe prosperar.

Governo neoliberal, no Brasil e qualquer outro lugar, nada tem a ver com livre concorrência e eficiência administrativa. Isso é só retórica. Governo neoliberal atua para colocar o Estado nacional de joelhos ao sistema financista internacional.

Governo neoliberal atua em prol da banca. Aumenta despesas com juros, eleva impostos, ao mesmo tempo em que reduz investimentos em infraestrutura, em educação, em saúde e em qualquer outra política estratégica que aponte algum sinal de soberania, justiça social e ciência e tecnologia. 

"Medidas impopulares" significa cortes brutais em investimentos, programas sociais, aposentadorias, privatizações e cortes de direitos trabalhistas.

A ordem é privatizar tudo e tornar o país um paraíso para os produtos importados, tornando a economia nacional refém das flutuações do dólar, controlado pela banca.

Uma economia desnacionalizada cuja inflação não é mais de demanda, mas de câmbio, de financiamento das dívidas à custa das reservas internacionais.

É a tucanização tardia que deveria ter sido feita nos anos 1990 mas que foi lá interrompida por Lula e o PT, mas que agora volta pelas mãos do interino que quer ser efetivo concretizando um golpe contra Dilma.

O interino fala a verdade quando promete "medidas impopulares" assim que assumir (e se assumir) definitivamente.

A Constituição de 1988 e o sonho da construção de um Estado do Bem-Estar Social à brasileira estão na mira da degola.

Voltando ao que foi afirmado acima, só há duas pedras nesse caminho: Lula e o PT. Simples assim...

O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...