Páginas

domingo, 16 de outubro de 2016

Habitat III marcará o desenvolvimento urbano nos próximos 20 anos

O Blog O Calçadão teve a honra de ser convidado para participar da delegação do MOHAS Movimento Habitacional e Ação Social à Conferência das Nações Unidas HABITAT III em Quito no Equador. Infelizmente não foi possível acompanhar a delegação do MOHAS nesta viagem mas estaremos atentos aos relatórios e diretrizes para habitação mundial. 
DELEGAÇÃO MOHAS: GRAÇA, VANETE E VANI
http://mohassp.blogspot.com.br/2016/10/mohas-ja-esta-em-quito-no-habitat-iii.html
A cada vinte anos, desde 1976, a ONU promove a Habitat, conferência internacional para discutir e propor diretrizes para as questões de habitação e desenvolvimento sustentável das cidades. A primeira foi em Vancouver (Canadá); a segunda, em 1996, ocorreu em Istambul (Turquia). A Habitat III está sendo realizada em Quito (Equador), primeira cidade declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1978, por ter o centro histórico melhor conservado e menos alterado de toda América Latina.
Quito, Equador, é a casa da Habitat III, a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável. O hasteamento da bandeira das Nações Unidas significa a transformação do local da conferência em uma arena global para os 193 países que integram as Nações Unidas.

Hoje, cerca de 55% da população mundial está urbanizada, em torno de 3,7 bilhões de pessoas. Esta previsão é de dobrar para 7 bilhões em 2050. Nunca houve um momento mais urgente de aproveitar o potencial do desenvolvimento urbano sustentável para enfrentar os desafios que de hoje e do futuro.

Ao longo da história moderna a urbanização tem sido um importante motor de desenvolvimento e redução da pobreza. Os governos podem responder a esta oportunidade de desenvolvimento através da Habitat III com a promoção de um novo modelo de desenvolvimento urbano que é capaz de integrar todas as facetas do desenvolvimento sustentável para promover a equidade, bem-estar e prosperidade compartilhada. A Habitat III pode ajudar a sistematizar o alinhamento entre as cidades e vilas objetivando o planeamento nacional no seu papel como motores de desenvolvimento econômico e social.

A urbanização é um desafio sem precedentes. Em meados do século, quatro de cada cinco pessoas podem estar vivendo em cidades. Urbanização e desenvolvimento são indissociáveis ​​e é necessário encontrar uma forma de garantir a sustentabilidade do crescimento. 

A Conferência Habitat III  tem o poder de convocação para reunir todos os atores para atingir estes objetivos. Soluções para o complexo desafio da urbanização só podem ser encontradas reunindo os Estados-Membros, organizações multilaterais, governos locais, setor privado e sociedade civil.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...