Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2021

5 motivos para lembrarmos de Luana - Marcelo Domingos

5 MOTIVOS PARA LEMBRARMOS DE LUANA BARBOSA DOS REIS

Na data de 13 de abril de 2021, onde se completam 5 anos do brutal assassinato de Luana Barbosa dos Reis por policiais militares em Ribeirão Preto, listo 5 motivos para não esquecermos de Luana Barbosa.

1. Impunidade: o primeiro motivo diz respeito à Justiça. O caso da Luana se arrasta nos tribunais há mais de 4 anos. Foram diversas as audiências, muitas foram as pessoas que testemunharam   e até o momento a juíza responsável não definiu se o caso da Luana encaminhará ou não para o júri popular. O risco é de prescrição e impunidade dos assassinos.

2. Genocídio da população negra: a máquina, chamada Estado, que extermina corpos negros continua funcionado a todo vapor. O Atlas da Violência de 2020 evidenciou que o número de morte violentas de pessoas negras aumentou, para aquele ano, 11,3%¨, enquanto do conjunto de pessoas de outras etnias teve uma diminuição de 13%.

3. Genocídio da população LGBTQIA+: próximo a data de 13 de abril de 2021, na mesma cidade onde Luana foi morta pela polícia, ocorreram dois assassinatos em decorrência da transfobia. No dia 09 Márcia foi encontrada morta no bairro Avelino Palma e no dia 10 Milena foi também encontrada morta na Vila Tibério. Militantes e movimentos LGBTQIA+ denunciam transfeminicidio.

4. Violência policial na periferia: a polícia continua a agir com truculência na periferia. Há casos no Brasil inteiro de ações policiais sem nenhuma falta de preparo, com total crueldade na qual a violência contra as pessoas que moram em bairros periféricos, favelas, ocupações é praticada cada vez mais por policiais. Diferente do que acontece em bairros classe média ou alta, na qual os policiais agem de maneira totalmente diferente.

5. Por Luana, pela sua família e por nós: Justiça por Luana é um apelo que todos temos que fazer, em primeiro lugar, para preservar sua memória. Luana foi uma mulher humana e como tal, não merecia ter a vida tirada, muito menos por policiais que deveriam prezar pela sua proteção. Justiça por Luana é também um apelo pela família. Luana deixou parentes que a amavam. Por eles também temos que continuar lutando. Por fim, o caso da Luana é representativo para as pessoas negras como um todo, principalmente para os coletivos e movimentos de mulheres negras lésbicas. Enquanto pessoa negra, quando um de nós é abatido, uma parte em nós também o é. Contra isso e por Luana clamamos por Justiça. 

 

Marcelo Domingos

Mestre em ciências pela USP e militante do movimento negro.

4 comentários:

Matheud disse...

Muito bom o texto

Unknown disse...

Eu Liliane quero muito justicia no país pq a pele negra e muito descriminado em todos lugar principalmente no trabalho na compania dos amigos de trabalho na ruas na lojas em todos lugar que o negro passa e muito descriminado so quero ser uma negra queria passa perto das pessoas sem fazer piada com a pele negra mais amor na pele negra eu só vou fala umas palavras de ontem a Luana estiver vomos luta pela nossa pele negra força brasil # Luta

Lubicélia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lubicélia disse...

Reflexão necessária. O assassinato de Luana não deve ficar impune. Ou então, perdurará a ideia de que a carne negra ainda é a mais barata, e que se for LGBTQI+, aí é de graça. Justiça por Luana, é sobre dar acalanto aos familiares dela e todos que foram e são atravessados por essa barbárie.

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...