Páginas

sábado, 10 de abril de 2021

Deputados de RP votam sim para compra de vacinas por empresas

 

Ricardo Silva (PSB) e Baleia Rossi (MDB)
Foto Farolete

Nessa semana foi aprovado na Câmara dos Deputados o polêmico projeto que autoriza a compra de vacinas por empresas. No final desta matéria colocaremos os votos de todos os deputados federais por São Paulo, mas já adiantamos que os dois representantes de Ribeirão Preto votaram sim.

De Baleia Rossi não se espera nada mesmo, mas gostaríamos de dialogar com Ricardo Silva dizendo que, infelizmente, o voto foi um erro.

É absolutamente clara a intenção de um certo campo empresarial brasileiro em buscar burlar o SUS em busca de acelerar a volta ao trabalho de seus funcionários, enfraquecendo o SUS e a Anvisa, segundo especialistas.

Mesmo com a obrigatoriedade de doar metade das doses compradas para o governo, empresários poderão comprar vacinas sem registro no Brasil e isso impossibilitará o uso pelo SUS.

Aliás, o projeto aprovado pela Câmara e que agora vai ao Senado tem cara e corpo de inconstitucional e que atende a um lobby empresarial, com muita proximidade ao bolsonarismo.

Aliás, há também um aspecto moral incluído quando da possibilidade do poder financeiro furar a fila da idade, conforme determina o cronograma do SUS, que, aliás, enfrenta problemas de aquisição de doses pela falta de um projeto nacional de enfrentamento da pandemia e a omissão do governo federal de comprar vacinas no tempo certo.

É compreensível a preocupação com o aspecto econômico do país, mas isso não pode se sobrepor à preocupação com as vidas 

Há empresários que se recusam a comprar vacinas da forma como permite o projeto e apontam para a necessidade de fortalecer o SUS, o único caminho para uma vacinação justa, eficaz e segura 

A venda de vacinas deve ser feita entre laboratórios e governos. No mundo todo é assim e o Brasil não pode inventar uma jaboticaba prejudicial ao país.

Portanto, o Blog O Calçadão espera que o Senado corrija esse erro ou, em última instância, o STF reconheça a sua inconstitucionalidade. E novamente dialogamos com Ricardo Silva no sentido de pressionar o governo federal a cumprir o seu papel que até hoje não cumpriu: estabelecer um plano nacional de enfrentamento da pandemia, atuando em conjunto com governadores e prefeitos e deixando os conflitos negacionistas de lado.

Aliás, a CPI da Covid, determinada pelo STF, é um fundamental instrumento de debate político e restabelecimento da verdade no enfrentamento da pandemia, tanto nas ações do governo federal quanto nas ações de governadores e prefeitos, como recente denúncia feita por Ricardo Silva sobre compra de respiradores em Ribeirão. Façamos nossa parte e apoiemos a CPI da Covid e o fortalecimento do SUS.

PS: como sempre este Blog está aberto para a manifestação democrática de Ricardo Silva com quem sempre dialogamos com cordialidade e respeito.

Blog O Calçadão

Votação do projeto por deputados de São Paulo https://www.camara.leg.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=9442&numLegislatura=56&codCasa=1&numSessaoLegislativa=3&indTipoSessaoLegislativa=O&numSessao=32&indTipoSessao=E&tipo=uf


Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...