Páginas

quinta-feira, 8 de abril de 2021

A reforma administrativa do Nogueira seria inconstitucional?

 IMPOSSIBILIDADE ABSOLUTA DE CRIAÇÃO DE CARGOS NO EXERCÍCIO DE 2021

Fontes contactadas pelo Blog levantam a linha de que a Câmara deveria devolver para a Prefeitura a proposta de reforma administrativa apresentada por ser inconstitucional.

A tese se baseia na lei federal 173 de 2020, que proíbe criação ou reformulação de cargos, com aumento de despesas em período de pandemia.

A Prefeitura justifica a reforma administrativa no Acórdão do TJSP, de julho de 2020, que considerou irregulares 36 leis complementares entre 1996 e 2018, obrigando a extinção de cargos comissionados e a ocupação das vagas por servidores efetivos. Porém, segundo quem defende a inconstitucionalidade da proposta, a extinção do Daerp e sua transformação em secretaria fere os princípios da lei 173/20.

Além disso, há vários casos em que cargos comissionados extintos em certas secretarias e departamentos são criados em outros, também ferindo a lei federal.

A Confederação Nacional de Municípios também publicou parecer que aponta irregularidade em propostas como a encaminhada por Nogueira.



No próximo dia 14 de abril ocorrerá uma audiência pública para discutir a proposta de reforma, ocasião em que os vereadores poderão elucidar todos os aspectos políticos e técnicos da proposta. 

É preciso que os vários grupos organizados de servidores busquem dialogar com os vereadores no sentido de barrar possíveis prejuízos contidos na peça da Prefeitura.

Blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...