Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2016

A mentira do 'combate à corrupção' e o discurso de ódio!

O hater é aquele indivíduo que compartilha discurso de ódio nas redes. É, fundamentalmente, um produto da internet. De alguma forma, que a psicologia talvez explique, estar atrás de uma tela de computador libera em alguns seus sentimentos mais primitivos na certeza da impunidade.

Xingar sem medir consequências se tornou lugar comum nas redes sociais há muito tempo.

Mas esse fenômeno da internet ganhou nos últimos anos um componente político sério e perigoso. Não vivemos em um país democraticamente equilibrado. E não falo do povo, falo da classe política e da mídia.

O ódio ao PT (de carona, à toda a esquerda) não é de hoje, mas as vitórias eleitorais do partido, suas políticas sociais voltadas aos mais pobres e os desvios de conduta de muitos de seus dirigentes, ferindo expectativas 'puritanistas', fizeram esse ódio ganhar patamares gigantescos.

Hoje, o hater anti-petista é alimentado diretamente pela mídia (monopolizada, irresponsável e golpista) e pela classe política de oposição. Hoje mesmo saiu publicado que o deputado pernambucano Jarbas Vasconcelos, um já experimentado cacique peemedebista, diz claramente que Dilma devia se suicidar. Não é gozação, é sério!

A mentira do 'combate à corrupção' serve apenas para insuflar nas pessoas cada vez mais ódio anti-petista. O objetivo não é combater a corrupção, mas destituir um governo eleito e cassar a possível candidatura de Lula em 2018.

A única medida realmente eficiente para combater forte a corrupção e dar ao sistema político-eleitoral brasileiro um certo equilíbrio e controle é a proibição das doações empresariais, mas esta medida é combatida justamente por aqueles que, hoje, fingem combater a corrupção!

Nós que fazemos a defesa do PT, seja por pertencer ao partido ou por, simplesmente, enxergarmos algo diferente no ar, que vai bem além do que é dito, somos igualmente caçados nas redes e, de uns tempos para cá, na vida real.

O mesmo ódio e cruzada 'anti-corrupção' não se vê contra o PSDB, considerado pelos dados do TSE o partido mais envolvido em corrupção do país. Aqui em São Paulo se pode roubar até na merenda que nada demais acontece. Há professores e pais de alunos que sabem que as crianças estão comendo bolacha de água e sal no intervalo, mas permanecem odiando apenas...o PT.

O blog O Calçadão faz a defesa do PT e do governo (criticando-os muitas vezes, mas com lucidez) contra o senso comum e produzimos um discurso anti-midiático. Buscamos sempre fazer isso com argumentos e jamais fizemos discurso de ódio (basta ler os artigos, coisa que hater raramente faz).

Desde o início convivemos com o diferente. Em nossas publicações sempre há comentários discordantes, todos devidamente respondidos com respeito e argumentos (basta ir em nossa página e conferir:O Calçadão no Facebook). Jamais xingamos e, por isso, haters não são admitidos em nossos canais. Todos que aparecem são bloqueados sumariamente.

Digo isso porque no dia de ontem uma figura conhecida em Ribeirão Preto, o ex-deputado Fernando Chiarelli, resolveu compartilhar uma matéria de O Calçadão, que falava sobre um evento ocorrido no PT, em uma de suas contas no facebook. Pronto, o ódio escorreu.

Há entre seus 'seguidores' haters aos montes. Um deles escreve (veja alguns prints abaixo) que com 'uma metralhadora' mataria a todos se soubesse de antemão a realização do evento. Outra, após xingar os 'comunistas' e 'petralhas', como de praxe, reclama de ter sido 'bloqueada' em nossa página (o que é verdade).

Chiarelli é um palhaço, todos sabem, mas um palhaço que dissemina o ódio. Quem não se lembra da vergonhosa forma como ele se referia à Dárcy Vera nas campanhas passadas? Tenho inúmeras críticas à Prefeita, mas a respeito como mulher e como pessoa e a defendo sempre quando vejo alguém se referir a ela com o desrespeito ensinado por Chiarelli.

E outra, quem garante que um de seus seguidores não esteja falando sério quando faz ameaças?

Mas Chiarelli e seus seguidores são apenas a curva de rio do sistema. Políticos mais gabaritados também estão, irresponsavelmente, contribuindo para o clima de ódio anti-petista, fingindo que isto é 'combate à corrupção', somente com cálculos eleitorais.

Recentemente escrevi um artigo dizendo que respeito o eleitor do Aécio quando ele é honesto. Mas desrespeito os desonestos, aqueles que de forma alguma dão importância para a corrupção, só querem mesmo é o fim do PT. Dessa gente o blog O Calçadão quer distância.

Precisamos acabar com esse clima de ódio e exigir, dentro da lei, que TODA a corrupção de fato seja investigada, mas, sobretudo, respeitar o outro, reaprender a ouvir e a debater com civilidade. Estamos passando uma crise econômica grave, de caráter mundial, e não há caminho de superação disso sem diálogo e sem respeito às regras básicas da democracia.

Digo ao Chiarelli: continue compartilhando O Calçadão, pois críticas saídas de sua boca para nós são elogios.




Ricardo Jimenez

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...