Páginas

domingo, 19 de maio de 2019

Educação em tempos de Escola Sem Partido

Márcio Silva, Presidente do Conselho Municipal de Educação, e Mirian Goldshimitd, Primeira Secretária de Educação, conduziram a mesa.
Fotos: Filipe Peres


Como encerramento do Dia Nacional de Greve da Educação, no último dia 15 de maio, organizado pelo Conselho Municipal de Educação, aconteceu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto a mesa de conversa com o professor do IFSP/Jacareí, doutorando em Educação, Jeferson Gonzales para falar sobre "A Educação em Tempos de Escola Sem Partido". Fruto de sua pesquisa acadêmica, o doutorando mostrou que o projeto "Escola Sem Partido", apelidado por ele de "escola da mordaça", é altamente ideológico.


Em sua fala para uma Câmara lotada, Jeferson questionou quem são os seus financiadores e mostrou que o "ESP" faz parte de uma estratégia de controle das ideias, em que a subjetividade do ser humana, ainda em formação, dentro das escolas públicas, é silenciada em seu espírito crítico, adotando uma visão conservadora, hetero-masculina-eurocêntrica-cristã.

Para Jeferson Gonzales, o Escola Sem Partido é um braço do bolsonarismo.


Inserida em um processo de privatização do ensino, de sucateamento de todo e qualquer serviço destinado à população, também discutiu-se o atual processo de criminalização dos professores, de sua liberdade de cátedra em todas as esferas da educação brasileira.

Após a fala do professor do IFSP, foram abertas falas ao público presente. Manuela Aquino, da Direção Estadual do MST/SP, do Setor de Educação, trouxe à tona que a perseguição que os professores do magistério começam a sofrer, agora, já ocorre com os movimentos sociais, especialmente com os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e que, no caso específico do MST, se concretiza, no âmbito educacional, na intenção dos governos Dória e Bolsonaro de fecharem todas as escolas rurais, onde, atualmente, estudam mais de 200.000 crianças em todo o país. 

Veja o vídeo:



Platinir Nunes, liderança da União Nacional de Moradia Popular e integrante do Conselho Municipal de Moradia, trouxe o problema da exclusão de quase 5000 crianças das escolas, em Ribeirão Preto, que vivem em áreas de ocupação urbana.

Veja o vídeo:


Os vereadores Luciano Mega (PDT/SP), Marcos Papa (REDE/SP) e o vereador e atual Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Fabiano Guimarães (DEM/SP), apareceram durante a atividade e acompanharam parte do debate.

O vereador Fabiano Guimarães presta atenção a fala de Jeferson Gonzales durante o ato.



O Diretor Estadual da APEOESP, Fábio Sardinha, em sua fala, relatou que em 2018, a convite da Câmara Municipal, o ideólogo do projeto Escola Sem Partido, o advogado Miguel Nagib, veio a Ribeirão Preto para conversar com os vereadores a respeito de seu movimento conservador. Embora, no dia, a mesa tenha sido presidida pelo vereador Boni (REDE/SP), quando perguntado pelo dirigente sindical, o vereador disse não ter partido dele o convite a Nagib. Nenhum vereador assumiu ter feito o convite:

Fábio Sardinha relembrou a visita de Miguel Nagib à convite da Câmara.


Veja os principais trechos da fala do educador Jeferson Gonzales:



Mais fotos:



























Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...