Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Coletivos Lutamae e União das Pretas encerram a programação do mês da Consciência Negra, em Sertãozinho



Programação do Mês da Consciência Negra mostrou que a história da África precisa ser revista por crianças, jovens e adultos.
Fotos: Ivan Munhoz Araújo



Educadores descentralizados e lúdicos podem favorecer o aprendizado significativo de todos os envolvidos.

Por Carolina Lopes

Como forma de combate e prevenção ao racismo e para encerrar a programação do mês da consciência negra em sertãozinho, os coletivos LUTAMAE, de Sertãozinho, e União das Pretas - RP apresentaram no CEU das ARTES, dia 23/11/2019, a contação de história de como surgiu a Boneca Abayomi, com a educadora Maria Carolina Lopes, seguida da oficina criativa de bonecas como fomento ao estudo africano e afro brasileiro entre crianças e jovens.


A história da África precisa ser revista pelas crianças e pelos jovens e até pelos adultos  como positiva e necessária para a nossa formação enquanto brasileiros.

Temos pouquíssimo conhecimento sobre a história e cultura africana se compararmos à européia. Entender a trajetória rica, cultural e milenar, que é a história africana e afrobrasileira, é de suma importância para promover a equidade de oportunidades para essa população que representa mais de 50% da população total brasileira.



A história da boneca Abayomi trata a escravidão na perspectiva na mulher negra enquanto resistente ao sistema escravocrata  e fortalecedora da formação crítica e empoderada de seus descendentes.

Esse ato de rebeldia da mulher africana de produzir bonecos, permitindo às crianças o contato com recursos que valorizassem sua auto imagem e sua herança africana, fomentando a brincadeira e as habilidades a ela relacionadas, poderia custar lhes a vida.

Mais fotos:


Waldeci Pereira, diretor do Céu das Artes, em Sertãozinho e Carolina Lopes do Coletivo União das Pretas.

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...