Páginas

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Homicídio na população negra chega a patamar de epidemia

Benedito Barbosa, advogado, militante da Central dos Movimentos Populares
 O IBGE traz os números da população negra

Entre 2012 e 2017 o números de homicídios na população negra subiu de 37,2 para 43,4 para cada 100 mil habitantes.
Enquanto isso, os números para a população branca se manteve estável em 16 homicídios para cada 100 mil habitantes.
Os números para a juventude negra são ainda mais dramáticos: enquanto a juventude branca tem um índice de homicídios de 34/100 mil, a juventude negra ostenta 98/100 mil.
Se as estatísticas se concentrarem no jovem negro homem, o índice salta para inacreditáveis 125 homicídios para cada 100 mil habitantes, números que se enquadram no patamar de epidemia.
Além da violência, a população negra está exposta ao maior índice de desemprego, de falta de moradia, de assistência à saúde, de vagas na escola regular básica e superior e aos menores salários, item que afeta de maneira intensa as mulheres negras.
A população negra representa 54% da população brasileira mas é a população mais excluída, discriminada e impactada pela violência em um país que está léguas de distância de vencer o racismo estrutural que está incrustado em nossa estrutura social e política.

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...