Páginas

domingo, 3 de novembro de 2019

Moradores do Cristo se organizam para cobrar o Poder Público

Moradores dialogaram sobre a necessidade de mobilização e cobranças por melhorias no local.
Fotos: Danilo Valentim

Após criar a sua Associação de Moradores, as famílias do bairro Cristo Redentor, com mais de 30 mil habitantes, na zona oeste de Ribeirão, se organizam para cobrar do Poder Público municipal os serviços públicos fundamentais para o bairro.


Neste domingo pela manhã foi organizada pela associação uma atividade de lazer e cultura no bairro, onde os moradores puderam se confraternizar e dialogar sobre a necessidade de mobilização e cobrança por melhorias no local. A luta mais urgente é pela creche, cuja promessa da Prefeitura se estendeu para fevereiro de 2020.

Moradores estão sem a prestação de serviços públicos essenciais.
O bairro, construído pela empresa Pacaembu, foi entregue com a escola infantil e o posto de saúde construídos, mas a Prefeitura preferiu adotar o sistema de terceirização dos serviços, ou seja, passar a sua obrigação para uma empresa, ou como dizem hoje em dia, uma organização social. O posto funciona em meio período, já a creche aguarda na fila, pois as tais organizações sociais, até o momento, não se interessaram pela proposta da Prefeitura.

Sem a creche, crianças e mães estão sendo duramente castigadas. Em junho deste ano, o Prefeito e os vereadores governistas defendiam que a terceirização era o único caminho para a abertura imediata da creche e aprovaram a proposta às pressas antecipando a volta do recesso parlamentar.

O movimento Creche Já, constituído de educadores e ativistas sociais, esteve no bairro neste domingo recolhendo assinaturas da população para a imediata instalação da creche. Segundo consta, há um concurso público já realizado e mais de 100 servidores aprovados aguardam o chamamento. Se isso ocorrer, a creche pode ser aberta de imediato. Segundo o TCE (Tribunal de Contas do Estado) já demonstrou, o município de Ribeirão Preto está abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que permitiria à Prefeitura abrir a creche com servidores concursados.

Mesmo com Ribeirão Preto abaixo do o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura se recusa a chamar professores concursados para a creche.

A população do bairro Cristo Redentor vai entendendo que só a organização social e a ação cidadã conseguem mover o Poder Público para o cumprimento de suas responsabilidades sociais e políticas.


Blog O Calçadão a partir das fotos e conteúdos fornecidos pelo movimento Creche Já

Mais fotos:





















Nenhum comentário:

Ministro Flávio Dino pede vistas em ADPF que suspende decisão do TST sobre recreio dos professores

  TST reconheceu recreio como parte da jornada de trabalho dos professores