Páginas

domingo, 24 de novembro de 2019

VIDA LONGA AO BLOG O CALÇADÃO!

Primeiro dia da Greve de Abril, dos servidores municipais.
Foto: arquivo Blog O Calçadão/Filipe Augusto Peres


Por Caio Cristiano/ Oposição Conlutas e Servidores Independentes

Karl Marx acreditava que onde não existe plena liberdade de imprensa, todas as demais liberdades se tornam ilusórias. Na sociedade capitalista não existe plena liberdade de imprensa. O que existe são grandes grupos empresarias de comunicação, dominados por poucas famílias.


Esses grupos empresariais se declaram a “imprensa livre”, mas na verdade são aparelhos privados de hegemonia cujo um de seus objetivos é convencer o povo de que os interesses de meia dúzia de bilionários é o interesse dos trabalhadores e oprimidos. Por esse motivo, Lenin sempre rechaçou vigorosamente a hipócrita exigência burguesa da imparcialidade.

Assim como Vladimir, Leon Trótski defendia que a imprensa classista é um instrumento de educação, de elevação cultural, uma espécie de organizadora social que não devia abrir mão da beleza, da publicação de informações atuais e interessantes.

O tipo de imprensa defendida por Lenin e Trótski, aborda os temas do cotidiano e das lutas do povo que batalha sempre da perspectiva da classe trabalhadora e dos oprimidos, sem perder de vista a objetividade científica, pois estas, para o marxismo, coincidem plenamente.

Gramsci, em sua elaboração sobre o papel dos intelectuais e a luta pela hegemonia, afirmou que o jornal [a imprensa operária] pode ajudar a desnudar a ideologia dominante e a construir a ação contra-hegemônica do proletariado. Gramsci sabia que o momento da desconstrução do velho é, ao mesmo tempo, o da construção do novo.

Caio Cristiano chamando para o 15 de maio.


Ao que me parece, a equipe do Blog O Calçadão tem seguido a trajetória de se construir como um órgão de imprensa classista, acompanhando a luta dos movimentos sociais, as greves do funcionalismo, as lutas do MST, dos movimentos de moradia, dos GLBTS, dos partidos de esquerda e denunciando firmemente os ataques dos governos aos direitos sociais da nossa gente.

Em tempos de pós-verdade e de fake news (que ajudaram a eleger um presidente neofascista), nunca foi tão importante acompanhar fatos relevantes da nossa sociedade por meio da imprensa alternativa e classista como o Blog O Calçadão - que além de oferecer artigos importantes, nos proporciona prazer estético com suas belíssimas fotos. 

VIDA LONGA AO BLOG O CALÇADÃO!

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...