Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Galeno Amorim publica nota de esclarecimento ao PIG ribeirão-pretano!


A imprensa tradicional repete o velho lenga-lenga da 'imparcialidade' sem nem ficar vermelha. Se essa falácia um dia existiu, ficou num passado bem distante.

O que ocorre hoje é uma imprensa com lado e, principalmente, com interesses políticos.

Veículos de informação se prestam a 'notinhas' de rodapé, sopradas sabe-se lá por quem, e publicadas com dois intuitos: vender o tabloide e mexericar a vida política.

Este blog conhece e é parceiro do escritor e jornalista Galeno Amorim. Nos últimos meses Galeno tem se dedicado a construir um programa de governo para o partido ao qual é filiado, o PT. Sendo uma liderança proeminente na cidade, naturalmente Galeno surgiu como pré-candidato do PT para as eleições municipais de Ribeirão Preto. Ele e mais dois postulantes: o advogado Ricardo Sobral e o Sindicalista Fernando Tremura.

Ocorre que o debate internos no PT em torno de candidatura própria está dividido. Um grupo deseja lançar candidato a Prefeito enquanto outro grupo defende uma coligação com outro partido apoiando um candidato de lá. O Preferido, segundo matéria publicada no site Rede PT Ribeirão, é Wagner Rodrigues do PCdoB.

Galeno anunciou a retirada de sua pré-candidatura através de um vídeo divulgado na internet no dia de ontem, 16/06, mesmo dia em que uma nota maldosa é publicada num dos veículos do PIG local, cujas fonte seriam "petistas de alto escalão".

Em sua 'Nota à Imprensa', Galeno afirma que se reitrou como forma de facilitar o debate interno em torno de um novo nome que possa unificar forças em torno de uma candidatura própria petista (e que possa conversar com as forças de esquerda para uma possível construção de uma frente em Ribeirão Preto), à qual Galeno defende e permanece coordenando o futuro programa de governo a ser apresentado na eleição.

Portanto, sua saída da disputa é um ato de contribuição ao seu partido e ao diálogo das forças de esquerda e progressistas da cidade, abrindo novos canais de debate interno com os outros pré-candidatos e com nomes que agora surgem com possibilidade de unir as forças internas petistas, como o sindicalista Pedro de Jesus Sampaio, o advogado Jorge Marcos e o vereador Beto Cangussu, além das forças externas, como o próprio PCdoB.

Como forma de evitar mal entendidos, e futricas de tabloides abastecidas através de "dirigentes petistas' não identificados, Galeno publica uma nota à imprensa, que O Calçadão reproduz junto com um vídeo gravado pelo próprio, "com 13 minutos", explica bem humorado.

E que o PT e a esquerda anti-golpista fiquem prevenidas: na eleição vai ser daí para pior. Na atual circunstância de golpe e ameaça real de retirada de direitos da população trabalhadora, uma frente de esquerda é mais do que necessária, mas enfrentará forte resistência das forças conservadoras da cidade, além dos sempre presentes inimigos internos.

À luta!

NOTA À IMPRENSA
Comuniquei, no dia de hoje, ao Diretório Municipal do PT que abro mão da minha pré-candidatura à prefeitura de Ribeirão Preto nas eleições de 2016 em favor da construção de uma candidatura própria e ampla que seja capaz de unificar o Partido dos Trabalhadores para as disputas eleitorais que se avizinham. E que esse tipo de gesto possa ajudar criar as condições necessárias para se constituir uma frente de partidos de esquerda e do movimento social neste momento tão marcado pelo acirramento e pela intolerância, inflados pelos setores mais conservadores da sociedade.
Que uma candidatura de unidade possa ajudar a construir, desde já, o futuro, e não só do PT como das esquerdas em Ribeirão, e que possa levar adiante e defender, com o vigor necessário, as bandeiras do campo progressista.
Continuo trabalhando, de forma intensa, para ajudar a formar uma forte chapa de candidatos ao Legislativo, e mantenho a confiança que o PT elegerá, em 2016, entre 3 e 4 vereadores. Mais do que a ampliação do número de vagas na Câmara, nossa chapa de pré-candidatos está mais forte, organizada e coesa do que na eleição anterior, quando o PT elegeu dois vereadores.
Ao mesmo tempo, continuo trabalhando, firmemente, para concluir o trabalho de elaboração do nosso projeto de cidade, iniciado em 2015. Trata-se de uma construção coletiva com a participação de lideranças comunitárias, militantes, dirigentes e especialistas nos 13 grandes temas que formam nosso Programa de Governo Participativo.
Sigo acreditando e defendendo que o mote desta campanha deve ser a apresentação e a defesa de um projeto de cidade, e que seja concreto e factível e aponte rumos para os grandes desafios que se impõem e que ele represente a visão, o modo de encarar o mundo e, sobretudo, as propostas das forças progressistas para se forjar uma cidade mais desenvolvida e sustentável, mais justa e humana. As eleições municipais darão, naturalmente, a oportunidade para também mostrarmos à sociedade como o legado petista – no âmbito municipal, regional e nacional – deram e continuam a dar contribuições importantes e poderosas que mostram, por meio de políticas públicas inovadoras, includentes e voltadas aos que mais precisam delas, que um mundo novo é possível – seja nas cidades, nos estados ou no País.
O Partido dos Trabalhadores possui grandes quadros e sugiro, a título de exemplo, alguns nomes, que poderão cumprir, perfeitamente, e muito melhor do que eu, essa grande e nobre tarefa.
Sigo com minhas tarefas partidárias – daqui pra frente, ainda mais acentuadas no campo da formação política – e com minha militância de sempre na educação, na cultura e na promoção da cidadania.

Galeno Amorim

PS: caso queira assistir a íntegra da minha declaração, dirigida aos militantes e apoiadores do PT, ela possui exatos 13 minutos:

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...