Páginas

domingo, 19 de junho de 2016

O golpe e os golpistas terão que estar no centro do debate eleitoral de Ribeirão Preto!


Estamos às vésperas de mais uma eleição municipal e os partidos e candidatos já se movimentam freneticamente.

Vem aí mais uma campanha com os candidatos, principalmente a Prefeito, apresentando seus 'programas de governo'.


E como todo mundo já sabe, vem por aí propostas de uma 'administração profissional e moderna' para resolver a moradia, a mobilidade urbana, o emprego, a educação, a saúde, a segurança (que não é responsabilidade do Prefeito, mas enfim...), os buracos no asfalto, a falta de água etc.

Não que um programa de governo e uma administração profissional não sejam importantes, são fundamentais, principalmente se vierem debatidas com a população e tenham a transparência necessária à fiscalização da sociedade.

Mas a verdade é que, observando o rol de candidaturas que se apresenta, mais os menos os mesmos políticos de sempre vão estar na televisão, na internet ou na rua pedindo o voto do ribeirão-pretano. E com um acréscimo especial: numa época de golpe contra a democracia e de um governo interino que se instalou no Palácio do Planalto e ameaça cassar os direitos mais básicos da população brasileira como os direitos trabalhistas, a aposentadoria, o SUS e a educação pública, dentre outros retrocessos.

Republico aqui um organograma publicado pelo jornal A Cidade on que é bastante ilustrativo ao eleitor da terra do café.

Olha e veja você, eleitor:

- O PSDB, partícipe do golpe e pilar de sustentação do governo interino de Temer, vem aí com o Nogueirinha (e o escândalo da merenda que certamente vai aparecer na campanha) apoiado pelo DEM (também um partido partícipe do golpe e cujo Ministro da Educação se reúne com Frota e busca terceirizar a educação pública) e pelo PP ( o partido com maior número de corruptos denunciados na Lava Jato).
Obs) O PPS, também partido apoiador do golpe e braço de apoio do PSDB em São Paulo, pretende lançar um promotor como Prefeito, deixando o arco de alianças de Nogueira no primeiro turno, mas certamente estará com o mesmo no segundo, pois o PPS tem vários cargos no governo Alckmin e no governo de Temer.

- O PDT, partido que nacionalmente está ao lado de Dilma contra o golpe, vem com Ricardo Silva, que publicamente se colocou contra seu partido na questão do impeachment, certamente mirando o eleitorado conservador de Ribeirão Preto. O PMDB surge como seu maior aliado na coligação e aí cabe uma pergunta: como prometer ao eleitor local um governo de mudança com o PMDB a tira-colo? Aqui em Ribeirão Preto o PMDB é governo desde sempre, esteve ao lado de Dárcy esses anos todos e nacionalmente é o partido que está todo encalacrado na Lava Jato e cujo governo interino patrocina o maior retrocesso contra o Brasil e contra os direitos do trabalhador dos últimos 40 anos.
Obs) Ricardinho ainda pode ganhar o apoio da Rede, do vereador Papa e do ex-psolista Emilson Roveri. Na atual legislatura, é notória a dobradinha entre Papa e Ricardinho na oposição a Dárcy Vera.

- Entre os pequenos, se destaca a candidatura do jornalista Rodrigo Camargo pelo PTB, e provável apoio do PR e PSD. Todos os três nacionalmente integram o chamado 'novo centrão', um conglomerado político fundamental para o andamento do processo de impeachment contra Dilma, liderado por Eduardo Cunha, e para a sustentação do governo Temer. Localmente, Rodrigo Camargo caminha para ser o defensor do legado de Dárcy Vera, caso o PSD confirme que realmente não terá candidato próprio.

Também se destaca a candidatura do ex-juiz e ex-petista Gandini pelo PSB, mais um que certamente estará com Nogueirinha num provável segundo turno, pois o PSB tem o vice-governador do Estado e nacionalmente apóia o governo interino de Temer.

E à esquerda?

Bem, todos os partidos acima, de uma forma ou de outra, representam os interesses do empresariado, do agronegócio, da ACI, da maçonaria, ou seja, da ala elitista e conservadora da cidade.

Do outro lado, os movimentos sociais do campo e da cidade, que envolvem o MST, os movimentos por moradia, sindicatos, uma juventude combativa de esquerda, parte importante do movimento negro, de mulheres e LGBT, além de uma parte importante da população moradora dos bairros populares da cidade, aguardam o posicionamento do PT, do PCdoB, do PSOL e do PSTU, tradicionais partidos populares e de esquerda de Ribeirão Preto.

O PCdoB parece que vai caminhar com a candidatura de Wágner Rodrigues, do sindicato dos servidores e da direção estadual do PCdoB. O partido demonstrou contar com uma juventude altamente combativa neste processo de luta contra o golpe, mas a candidatura de Wágner ainda não é consenso na esquerda ribeirão-pretana.

O PSOL também conta com um movimento de juventude de fôlego e capaz de tocar atos políticos de envergadura desde a luta pelo Fora Cunha até a recente luta pelo Fora Temer. O PSOL tem uma boa conversa com o PSTU e talvez saiam juntos mais uma vez na eleição.

Resta o partido de esquerda e popular mais importante da cidade, o PT, que já governou por duas vezes Ribeirão Preto e conta com um histórico de 14 vereadores nos últimos 25 anos. É sobre o PT que recaem as esperanças e as expectativas maiores de parte da população e dos movimentos sociais da cidade.

Mas o partido enfrenta uma crise interna, está dividido entre lançar um candidato próprio a Prefeito, seja sozinho ou em uma frente de esquerda, ou aderir a uma proposta defendida por uma parte do Diretório de ser vice na chapa do PCdoB.

A militância petista se reunirá nesta quarta numa plenária de filiados e no sábado, em um encontro de tática eleitoral. Dali sairá o futuro político do PT de ribeirão Preto para estas eleições e para a continuidade da luta política na cidade, pois cabe ao PT e a mais ninguém a responsabilidade maior de lutar contra o golpe e defender o legado dos últimos 13 anos dos governos de Lula e Dilma, esta última tendo 97 mil votos em 2014 por aqui.

De qualquer forma, é dever das forças políticas anti-golpe, estejam unidas ou não, trazer o debate do golpe para o centro do debate eleitoral deste ano, conjuntamente com o debate sobre programa de governo. O golpe e os golpistas devem todos serem devidamente denunciados nesta eleição, a população merece isso.

Ricardo Jimenez

3 comentários:

Unknown disse...

OTIMA MATÉRIA RICARDO...

Anônimo disse...

E o Fernando Chiarelli, não é opção de mudança?

O Calçadão disse...

Se vc acha, beleza. Pra mim, não. Chiarelli sai da discussão política e passamos á discussão circense trash. Abraço.

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...