Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O que Orlando pode nos ensinar? Por Aílson Vasconcelos



A tragédia ocorrida na madruga deste domingo na cidade de Orlando nos EUA, choca, mas principalmente entristece. Naquela madrugada, um atirador entrou em uma boate frequentada principalmente pela comunidade GLBT matando 49 pessoas e ferindo outras 53. Depois de mais de 3 horas de horror a polícia invadiu o local e matou o atirador.

A tragédia é chocante porque de uma única vez ceifou a vida de 49 pessoas inocentes que nada faziam a não ser se divertir em um local que até então lhes parecia ser menos hostil que as ruas os becos das grandes cidades.

Ela também entristece porque mostra ainda quanto ódio ao outro, ao diferente, à diversidade ainda existe seja aqui ou lá. Vimos, diante da repercussão do caso, inúmeras demonstrações deste ódio, inclusive com a aprovação da barbaridade do ato praticado pelo atirador. Jorra sangue pelas palavras destas pessoas.

Mas Orlando nos deixa algumas lições que temos que aprender à custa de continuar pagando um alto preço pelas nossas vidas.

A começar pelo ódio e pela intolerância que insiste em ganhar voz e visibilidade, naquele e nesse país por políticos e discursos oportunistas. Ódio não só pela comunidade LGBTT, mas por todos aqueles que são diferentes do paradigma vigente. E tal discurso, assim como ocorreu durante o nazismo, seduz com facilidade e ganha adeptos. Nesse discurso não se tolera o diferente, não se pode e não se consegue conviver com ele, por isso tenta-se eliminá-lo. Faz isso com a população negra a colocando as margens da sociedade em barracos e favelas quando não são encarcerados (ou alguém acha que são jovens brancos e de classe média presos por tráfico?). Faz-se isso com aos adeptos das religiões com matriz africana (temos visto inúmeros ataques aos terreiros de umbanda que já são proibidos em algumas favelas do Rio. Faz-se isso com a comunidade LGBTT reprimindo e obrigando a se esconder em casas ou nas esquinas escuras das grandes cidades. Por isso, é importante identificar tal discurso e aprender a desconstrui-lo. Por isso que precisamos conversar sobre racismo, homofobia e questões de gênero nas escolas. O Brasil é um dos países que mais mata a população LGBTT, e isso pode piorar nos próximos anos dado o aumento da intolerância.

O atirador naquele país que é tido como exemplo de liberdade e justiça pode comprar sua arma com facilidade (uma AK, extremamente potente e letal e muito usada nesses casos de massacres). Ele, mesmo com relatos de problemas psiquiátricos e casos de violências e mesmo tendo sido acusado por colegas e tendo sido investigado, conseguiu comprar livremente sua arma. Nesse sentido, o porte de arma é outra coisa que devemos tomar como lição. Mesmo os mais adeptos do porte livre de armas (sou plenamente contra) hão de convir que este controle é ineficaz lá e seria até perigoso (senão doloso) aqui.


Orlando é chocante entristece, mas pode ensinar. Ore por Orlando, mas lute pela diversidade, lute pela igualdade.

Aílson Vasconcelos é professor e editor do blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...