Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Após 24 anos de tucanistão, São Paulo pode se livrar do PSDB?

O Santo e o Anjo

Em 24 anos consecutivos, a máquina tucana montou um verdadeiro bunker em São Paulo.

E esse poder tem um nome principal: Geraldo Alckmin.

Herdeiro do cargo do Bandeirantes após a morte de Mário Covas em 2001, Alckmin governou o Estado por 4 mandatos em um total de 13 anos.

São Paulo sob o PSDB é o cadinho do projeto neoliberal. Privatizações (incluindo saúde e educação), terceirizações, pouco investimento social, enfraquecimento do setor público, fragilização dos servidores e privilégios ao capital rentista.

Contando com uma poderosa estrutura política com controle sobre a Alesp, com influência sobre a ampla maioria das Prefeituras do interior e com articulações no judiciário e no MP, o PSDB alckmista transformou São Paulo no tucanistão.

Mas, mesmo com toda essa estrutura, que muitas vezes serviu e continua servindo de escudo contra as denúncias de corrupção e de barreira contra as investigações, a máquina alckmista vem emperrando, pois as atuais denúncias de corrupção no metrô e no rodoanel são muito fortes e as tentativas de abafamento são muito claras.

Alckmin sofre aquilo o que todos os outros tucanos têm sofrido após o golpe de 2016, que eles apoiaram, a pecha de moralista sem moral.

O estrago é tão grande que Alckmin tem apenas 4% das intenções de voto no Brasil e perde para Lula no Estado de São Paulo.

O PSDB só mantém as chances de se manter no Bandeirantes, completando incríveis 3 décadas no poder, porque João Dória ainda é visto pelo eleitor médio paulista como um outsider na política, ou seja, não é vinculado aos velhos tucanos como Alckmin.

Se Dória vier a substituir Alckmin como candidato tucano à Presidência, como querem alguns representantes da grande mídia e do 'mercado', a possibilidade de o PSDB perder São Paulo será muito grande.

Mas caso a força da máquina alckmista dentro do PSDB garanta a candidatura do ex-Governador, mesmo mal nas pesquisas, aí será a vez das forças progressistas do Estado encontrarem uma forma de vencer Dória, principalmente conseguindo levar a alta rejeição que o recente ex-Prefeito deixou na capital para o interior.

São Paulo vai responder em outubro se vai se livrar do PSDB ou se vai completar 30 anos de tucanistão.

Blog O Calçadão




Um comentário:

Unknown disse...

Alkmin, doria, Bolsonaro, Ciro Gomes,Álvaro dias, etc,etc,etc. São todos do mesmo esquema,tudo que eles precisam fazer é manter Lula fora das eleições o resto é só um grande teatro para um público cego.

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...