Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dois projetos - um único sonho! Conheça o projeto de moradia por autogestão do MOHAS!

http://mohassp.blogspot.com.br/2016/09/dois-projetos-um-unico-sonho.html


Distante cerca de 190 km, as famílias do projeto Vargem Alegre em Igarapava, participaram na manhã deste domingo de uma visita mais que inspiradora em Serrana, onde estão sendo construídas 122 casas do projeto Morada do Sol.

Sob a coordenação do MOHAS Movimento Habitacional e Ação Social em parceria com a prefeitura de Igarapava o encontro foi organizado como parte do trabalho de autogestão participativa das famílias pertencentes ao projeto Vargem Alegre.

Por volta de 10 horas os dois ônibus trazendo cerca de 90 pessoas estacionaram na entrada do conjunto Morada do Sol. 

A animação e o brilho nos olhos eram visíveis após quase 3 horas de viagem e muita ansiedade. Uma das participantes chegou a dizer: "O MOHAS mata a cobra e mostra o pau”, referindo-se a inúmeras vezes que usamos como exemplo o projeto de Serrana.


Primeiro todos foram recepcionados pela Vani, o Eng. Lourenço e a Técnica Social Tatiana que explicaram que a obra começou em setembro de 2015 e com a ajuda das famílias está bem adiantada no cronograma de obra. Neste fim de semana os mutirantes estão fazendo a limpeza das esquadrias de portas e janelas para o início da pintura.

Na caminhada pela construção as comparações sempre eram as principais perguntas dos visitantes e já viam naquelas casas o seu sonho materializado.



 

O projeto Vargem Alegre de Igarapava já era para estar em execução, mas devido ao não compromisso do governo do Estado de São Paulo em liberar o aporte financeiro, houve a necessidade de refazer e adaptar para ser novamente protocolado na Caixa Econômica Federal e aguardar nova liberação.
Todavia as partes que compõem o projeto resolveram em assembleia manter o grupo com a mesma disposição.
Segundo a Vani Poletti, coordenadora do MOHAS, vários passos já foram dados e tivemos conquistas significativas que nos impulsionam a continuar na caminhada. 

Vale destacar que já há uma área com compromisso de compra e venda, as famílias estão devidamente cadastradas e participando, a prefeitura de Igarapava na figura do Sr. Prefeito Carlos Augusto Freitas têm assumido todos os compromissos com o projeto que foi aprovado no município em 2014, aprovado no Grapohab e na Caixa Econômica Federal em 2015, chegando a ser selecionado no Ministério das Cidades e publicado no diário oficial da União em 2016.
O Secretário da Promoção Social de Igarapava Sr. João Pereira destacou a qualidade da obra realizada em Serrana e a relação de amizade entre as pessoas que compõe o projeto na concretização do sonho da casa própria.

Neste sentido o MOHAS permanece confiante na organização social, coordenando cada parte envolvida para que o projeto de Igarapava seja um sucesso assim como o Morada do Sol em Serrana. 

Veja as fotos de Felipe Peres do Blog o Calçadão que acompanhou toda a visita. 

















































Nenhum comentário:

Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto

  Casos de Dengue e Chikungunya explodem em Ribeirão Preto Foto: Fotos Públicas/ FreePik Em relação ao mesmo período de 2023, município apre...