Páginas

quinta-feira, 20 de abril de 2017

MST ocupa Usina Galo Bravo, em Ribeirão Preto -SP


Cerca de 150 trabalhadores e trabalhadoras do acampamento Paulo Botelho, organizado pelo MST, ocuparam a antiga Usina Galo Bravo, em Ribeirão Preto, na madrugada de hoje.



Desde o início dos anos 2000 a Usina Galo Bravo está quebrada. De propriedade da família Balbo, em 2004, a empresa foi vendida, passando a se  chamar Central Energética de Ribeirão Preto (Cerp). Mas as dívidas persistiram e, em 2009, foi nova­mente negociada.

Desta vez com o conhecido empresário Ricardo Mansur. Quase um ano depois, operando sob o nome Galo Bravo Energia, o rombo já ultrapassava 10 milhões.

Em julho de 2011, a família Balbo retomou seu controle. Sem conseguir pagar suas dívidas, desde então a empresa está falida, com R$ 450 milhões em dívidas trabalhistas e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de inúmeros outros pro­cessos, resultando na tutela pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana).

As famílias do acampamento Paulo Botelho reivindicam a área para a reforma agrária. 'As inscrições estão abertas para novas famílias que queiram conquistar o seu pedaço de terra. Queremos construir aqui uma comuna da terra, um lugar para que nossas famílias possam morar e plantar alimentos saudáveis, sem agrotóxicos para a cidade de Ribeirão Preto'.

A ocupação da usina Galo Bravo faz parte da  Jornada Nacional de Lutas.

Contato: 13 98832-0451

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...