Páginas

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sarau de 1 ano das Combativas


Grupo Teatral Porão.
Fotos: Filipe Peres


Por Juliana Devides

Na última sexta, dia 14 de abril, aconteceu a edição de comemoração de um ano de Sarau das CombAtivas, em parceria com o Cineclube Cauim.

Contou-se com a presença do grupo teatral Porão, que apresentou trecho de um espetáculo intitulado “Machismo: Animais Anômalos”, que fala sobre a visão de uma sociedade presa na supervalorização do que se diz intrínseco do sexo masculino, em detrimento do que se diz associado ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres.

Fez parte do elenco: Aurea Eaton, Brenda Fabiano, Caroline Grechi, Gabriela Ferreira e João Ricci.

Atriz e integrante do Sarau das Combativas, Cristina Perin
Em seguida, houve a oficina de teatro do oprimido com a atriz e oficineira Cristina Perin, que faz parte da Companhia teatral Vagalume e é integrante do sarau. Segundo ela, ao perguntar sobre as impressões da oficina, disse as seguintes palavras: “As pessoas se doaram e se divertiram. Em uma oficina que algumas pessoas não se conheciam, houve troca, toques, olhares e crescimentos. Usando brincadeiras e danças como ferramentas, conseguimos entrar em discussões tão importantes quanto as opressões e violências, em especial sobre a cena de violência doméstica que foi construída a partir do exercício proposto de teatro imagem, em que foram construídas cenas com a finalidade de instigar os pensamentos e reflexões sobre as vivências da sociedade.”

Tal oficina desencadeou uma roda de conversa que gerou um debate sobre a violência doméstica e levantou questionamentos, observações e trocas de vivências.

Nesta roda, as pessoas foram convidadas a se apresentar e algumas delas foram inclusas no grupo do sarau, para participar da construção do mesmo, que é horizontal e está aberto a quem quiser somar de forma colaborativa, da forma que se sentir identificado, lembrando que o protagonismo é da mulher.


Que este ciclo novo seja uma nova partida para que o sarau continue avançando, crescendo e florescendo de forma que as mulheres possam se empoderar mais e construir juntas, se estruturando para lutar e reinvindicar seus direitos.

Mais fotos:
























Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...