Páginas

sábado, 13 de abril de 2019

Ribeirão Preto: resumo da semana (13/04/2019)


Semanalmente o blog O Calçadão publica o resumo comentado das principais notícias que agitaram Ribeirão Preto. Confira.

1. Greve dos Servidores: no último dia 10, quarta-feira, os servidores municipais inciaram a terceira greve da administração Duarte Nogueira. Após várias tentativas de encaminhar uma negociação da reposição salarial da categoria, obtendo a proposta de reajuste zero como resposta, o Sindicato encaminhou a greve em assembleia na semana passada. Desde o início de sua administração, Nogueira busca criar uma narrativa de desgaste entre os servidores e a população. Mas, na verdade, a desqualificação dos servidores e do serviço público é uma orientação adotada pelo neoliberalismo privatista, no qual Nogueira se inspira desde a sua época de deputado. Os servidores reivindicam apenas a reposição inflacionária (5,64%) e buscam mostrar ao Prefeito que os servidores e o serviço público são coisas essenciais em uma cidade. Acompanhe nossas reportagens diárias da greve e se informe sobre as pautas corretas dos servidores (aqui, aqui e aqui). A greve atingiu 40% dos servidores essa semana e pode aumentar na semana que vem. Um grupo de vereadores promete conversar com a área técnica e financeira do governo para analisar a situação.

2. Crise na educação 1: a justiça acatou o pedido do Ministério Público e determinou a interdição do CAIC Antônio Palocci, no José Sampaio (zona oeste de RP). Na última semana este blog foi contactado por algumas mães da escola preocupadas com a situação estrutural da mesma. Segundo levantamento, mais de 80 escolas da cidade sequer têm laudo dos bombeiros.


3. Crise na educação 2: a Câmara de Vereadores apresentou cronograma de 6 audiências públicas para debater o Plano Municipal de Educação (PME). O projeto teve entrada polêmica na Câmara pois, segundo denúncias de professores e da Aproferp, a Prefeitura não respeitou o tempo de análise do Conselho Municipal de Educação (CME). O governo promete investir 669 milhões em seis anos na educação, que hoje está em crise. O valor recebe críticas pois seria 5% menor ao que teria sido determinado em 2015, quando o PME foi aprovado após participação da sociedade civil e entidades ligadas à educação.

4. Crise na educação 3: a Secretária da Educação pediu para sair. Luciana Andrade Rodrigues pediu exoneração esta semana. Após morte de aluno em escola, determinação de intervenção da justiça em escola, após uma série de denúncias de falta de infraestrutura e professores em dezenas de escolas, após a polêmica sobre a tramitação do PME e na semana em que a educação aderiu em peso na greve dos servidores. É a 14a baixa no Secretariado de Nogueira em 2 anos.

5. Duarte Nogueira estaria desanimado: segundo informa a rádio política, Duarte Nogueira estaria desanimado. As dificuldades em ser Prefeito são muito maiores do que ser deputado ou secretario de Estado. Um Prefeito precisa ter diálogo com o município. A receita neoliberal de corte de gastos na economia e posicionamentos políticos estreitos não combinam com uma administração municipal. Nogueira peca no diálogo desde a campanha e, após eleito, não conseguiu mostrar para a cidade qual é de fato o seu projeto. Tentar jogar, no desespero, a população contra os servidores ou tentar, mais uma vez, colocar a culpa em Dárcy Vera, parece que não está dando resultado.

6. Câmara assistencialista: com a conclusão do "puxadinho", ao custo de 8 milhões de reais, o hall de entrada da Câmara ficará "ocioso". Então, a mesa diretora, em um lampejo de gênio, resolveu transformar o atual hall de entrada em um espaço de "atendimento ao público e prestação de serviços". Mais uma vez a Câmara mostra o seu DNA assistencialista e dispendioso. O "puxadinho" feito para abrigar 27 gabinetes pode só abrigar 22 caso a campanha falaciosa de diminuição de vereadores prospere (veja nossa opinião sobre isso aqui) e o hall de entrada já ganha imediatamente uma "função". Ao custo de 8 milhões de reais o município poderia desenvolver um bom projeto de economia solidária na zona norte, por exemplo, gerando renda e desenvolvimento social naquela região, mas foi usado para acomodar gabinetes inchados de vereadores. E Ribeirão segue sua sina.

7. Fracasso da extrema-direita: convocado para o último domingo, o ato de apoiadores de Bolsonaro e Sérgio Moro fracassou em Ribeirão Preto. Este blog contou 100 pessoas em frente a Recreativa, na Nove de Julho, às 11 horas da manhã de domingo. O ato buscou mostrar força nas ruas para uma tentativa de pressionar o STF no caso do julgamento da prisão em segunda instância. Bolsonaristas e lavajateiros chegam a ameaçar a própria democracia se o STF julgar de acordo com o que determina a Constituição, ou seja, reafirmando o princípio constitucional da presunção de inocência. O fracasso dos movimentos de rua mostra claramente que o grosso da população observa o andamento da política no país e tem demonstrado a sua insatisfação através de pesquisas de opinião.

8. Beatificação do Padre Donizete: essa semana o Vaticano informou que o Papa Francisco vai beatificar o mineiro padre Donizete, que realizou seu trabalho social na cidade de Tambaú, região metropolitana de Ribeirão Preto. Padre Donizete é da velha estirpe que levava à frente a Doutrina Social da Igreja, de valorização da dignidade humana em acordo com o evangelho de Jesus. É preciso que o pontificado de Francisco frutifique e renove dentro da Igreja o trabalho das pastorais, das comunidades de base, em prol de um reposicionamento social mais do que urgente da Igreja.

9. Coleta seletiva em foco: essa semana a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara cobrou a Prefeitura sobre o trabalho de coleta seletiva na cidade. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a coleta seletiva e a reciclagem são fundamentais para o equilíbrio ambiental, geração de renda e maior vida útil dos aterros sanitários. A Prefeitura prometeu estender o serviço para 129 bairros este ano. O projeto de caçambas sociais lançado em 2015 fracassou. A população de Ribeirão Preto precisa que a Prefeitura melhore sua comunicação, inclusive sobre o destino correto de entulhos, móveis velhos, resíduos de construção. O diálogo com as associações de moradores seria fundamental para isso.

10. Mais dinheiro para Prefeituras: a Frente Parlamentar Mista que estuda um novo pacto federativo no Brasil anunciou que vai levar à frente o debate sobre a PEC que mexe nos cálculos do repasse do IPI e do Imposto de Renda para Prefeituras. A proposta promete aumentar em cerca de 5 bilhões de reais o Fundo de Participação dos Municípios. Esse é um debate em que valeria muito a pena a participação de Ribeirão Preto. Ao invés de ficar defendendo proposta de reforma da previdência que só retira direitos do povo trabalhador, o Prefeito deveria estar lutando pela reforma tributária, que desonerasse os salários e o consumo e onerasse a renda e o capital especulativo, além de corrigir o pacto federativo em prol do fortalecimento dos municípios, onde de fato as pessoas residem.

11. O músico Márcio Coelho se autoproclama Prefeito: levando à frente a brincadeira com narrativa de verdade iniciada pelo ator José de Abreu, o músico Márcio Coelho se autoproclamou Prefeito essa semana. Coelho afirmou que o abandono da cidade, principalmente da cultura, pelo Prefeito Nogueira o motivou. Brincadeira a parte, Coelho toca em uma questão já discutida aqui neste resumo: a total inaptidão de Nogueira para ser Prefeito. Leia nossos artigos sobre a gestão Nogueira: aqui, aqui e aqui.


O resumo comentado de notícias da semana em Ribeirão Preto é uma produção da equipe do blog O Calçadão

Nenhum comentário:

Duda Hidalgo denuncia aumento da violência policial de Tarcísio e é atacada por bolsonaristas em sessão da câmara

  Com a intenção de fazer o debate sobre números e estatísticas, Duda foi à Tribuna na sessão desta terça (16/04) discutir um requerimento q...